Novidades

Novidade

14/02/2017

Notícia - Campinas terá mais três novas unidades básicas de saúde

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, no Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Campinas. O governador lançou os editais de licitação para a construção de três novas unidades básicas de saúde em Campinas e mais sete em outras cidades da região, como parte do programa “Saúde em Ação”.

Também inaugurou o serviço de hidroterapia no Lucy Montoro, anunciou a entrega da reforma do Departamento Regional de Saúde (DRS) e oficializou a abertura da nova Delegacia da Mulher. 

Os três novos centros de saúde de Campinas serão no Satélite Íris II, DIC VI e Jardim Florence. As demais unidades serão em Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Sumaré e Santa Bárbara d’ Oeste. O governador afirmou que o prazo para a conclusão é de 18 meses, incluindo o período licitatório. 

“E hoje o governador vem tratar de dois assuntos fundamentais para qualquer grande cidade: segurança e saúde. Na área de saúde, estão sendo lançados editais do “Saúde em Ação”, programa do governo do Estado que ajuda muito a saúde básica. Hoje, 45% das pessoas são direcionadas a hospitais e deveria ser de apenas 15%. Esse reforço na saúde básica é fundamental”, disse o prefeito Jonas Donizette. 

Em Campinas, além das três unidades de saúde que constam nos editais lançados nesta terça-feira, já foram iniciadas três construções, as do Centros de Saúde Perseu Leite de Barros, Santos Dumont e Satélite Íris I, com previsão de término em janeiro de 2018. Também está prevista a construção das unidades CS Nova América, CS Esmeraldina, CS Boa Vista, AME Campinas e o Caps Sul. No total, serão 11 novas undiades.  

O Saúde em Ação também prevê a reforma de 11 prédios. Além da DRS (Departamento Regional de Saúde) 7, entregue nesta terça-feira, serão reformados os Centros de Saúde São Quirino, Jardim Aeroporto, São José, Integração, Parque Floresta, Jardim Conceição, Costa e Silva, São Cristóvão e Ipaussurama e o Caps Noroeste.  

“Precisamos valorizar o atendimento primário. Gastamos muito com alta tecnologia e pouco na saúde básica. Entregaremos 10 unidades básicas de saúde na região, sendo três em Campinas. Todas novinhas e equipadas”, disse o governador Geraldo Alckmin. 

O programa “Saúde em Ação” é uma parceria entre a Secretaria de Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai construir e reformar 163 centros de saúde, hospitais, ambulatórios e Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) em mais de 70 municípios, com investimento total de R$ 826 milhões, sendo R$ 238 milhões para 76 obras na Região Metropolitana de Campinas. 

Além dos editais, foi anunciada a entrega do prédio ampliado e reformado da Departamento Regional de Saúde (DRS) 7, que fica na Avenida Orosimbo Maia com José Paulino, no Centro, e das atividades do serviço de hidroterapia do programa de reabilitação em câncer da rede Lucy Montoro, parceiro do Centro Infantil Boldrini, em Barão Geraldo.

 

Hidroterapia 

O serviço de hidroterapia do Centro de Reabilitação Lucy Montoro será iniciado nesta terça-feira, em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. É uma parceria com o Centro Infantil Boldrini. O serviço é vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

“Hoje é o Dia Mundial de Luta contra o Câncer Infantil. O Boldrini é uma instituição amada, está no coração do povo de Campinas. E transcende os limites da cidade, vem gente do Brasil todo para fazer tratamento do câncer infantil. Hoje temos uma nova modalidade, a hidroterapia”, disse o prefeito Jonas Donizette. 

A hidroterapia é indicada no tratamento das sequelas do câncer e em casos de déficits motores ou do equilíbrio. O tratamento é recomendado para crianças a partir de 5 anos. O Centro Lucy Montoro de Campinas atende cerca de 6 mil pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes, por mês.  

O Centro Infantil Boldrini é o maior hospital de câncer pediátrico da América Latina. Tem 77 leitos, sendo que oito deles são de terapia intensiva e seis destinados ao transplante de medula óssea. “Quando entrei na Oncologia, há 39 anos, o câncer era uma sentença de morte. Mas hoje, a qualidade de vida e a reinserção são os novos desafios dos pacientes”, disse a presidente do Centro Infantil Boldrini, Sílvia Brandalise.

 

Delegacia da Mulher 

O governador também oficializou a inauguração da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas, que está funcionando desde novembro de 2016 no prédio da 2ª Seccional, na Rua Fernando Panattoni, 590, Jardim Paulicéia, e a entrega das novas instalações da 1ª DDM.  

O governador Geraldo Alckmin afirmou que Campinas é a única cidade do Estado, fora de capital, que tem duas Delegacias da Mulher. “Queremos garantir mais efetividade e mais proteção à mulher, que tantas vezes é vítima de agressão e que merece a melhor resposta do Estado, que é o acolhimento”, disse o secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho. 

Também participaram do evento o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza; a secretária estadual dos Direitos da
Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, prefeitos da RMC, deputados e vereadores.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito ressaltou a importância das unidades básicas na saúde


Crédito: Fernanda Sunega
Governador anunciou obras que beneficiam Campinas e região
 

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito, governador e a equipe do Boldrini
 

Crédito: Fernanda Sunega
Foi oficializada a abertura da nova Delegacia da Mulher
 

Crédito: Fernanda Sunega
Centro de Reabilitação Lucy Mont