Novidades

Novidade

23/06/2017

Notícia - Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para meninos esta semana
Autoria: PMC

 

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o HPV. A partir desta semana os meninos com idade entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias podem receber a vacina. A nova oferta também inclui a cobertura de homens e mulheres transplantados e pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. A medida inclui ainda crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos, que vivem com HIV/Aids. 

As doses estão disponíveis nos 63 centros de saúde de Campinas.  

A vacinação nas meninas de 9 a 14 anos continua normalmente. Desde o início do ano, a vacina contra a doença é disponibilizada para meninos de 12 e 13 anos. Até 2016, o foco da campanha eram apenas as meninas.  

A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando os meninos poderão receber as doses a partir dos 9 anos. 

A vacina é injetável e aplicada em duas doses. A segunda deve ser recebida seis meses depois da primeira. Para ser vacinado, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. 

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação pretende proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 

A vacina aplicada nos meninos também ajudará na prevenção das infecções nas adolescentes do sexo feminino, pois evitará que elas tenham contato com as lesões desenvolvidas por eles.  

 

HPV 

O HPV é um vírus que tem mais de cem tipos diferentes. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho, no momento do parto. 

Estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres no mundo morrem devido à doença.  

A orientação é para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Reprodução
Vacina HPV: agora disponível para meninos entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias