Novidades

Novidade

30/08/2017

Notícia - PA Padre Anchieta promove capacitação para funcionários no sábado
Autoria: PMC

 

O Núcleo de Educação Permanente do Pronto Atendimento Padre Anchieta promove a Capacitação “Cuidados Paliativos: Fatos e Mitos” no sábado, dia 2 de setembro, no Teatro Maria Monteiro (Vila Padre Anchieta), a partir de 8h. O evento é voltado para funcionários da área de saúde da Prefeitura de Campinas e não é necessário se inscrever.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida dos pacientes e das famílias que enfrentam doenças ameaçadoras para a vida, mitigando a dor e outros sintomas. O objetivo da capacitação, segundo Ana Paula Souza, coordenadora do PA Anchieta, e uma das organizadoras do evento, é atender a demanda dos serviços de saúde, uma vez que “as unidades de saúde recebem muitas pessoas com necessidades de cuidados paliativos, e é preciso haver um aprimoramento na prática para melhor atendimento a esses pacientes”.

São esperadas 150 pessoas para a capacitação, que terá início com uma apresentação sobre teatro com o professor Adilson Ledubino do Instituto de Artes da Unicamp. Às 8h30, haverá uma palestra de sensibilização com a psicóloga Sara Hopfgartner da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Às 9h, a professora do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp, Jussara de Lima e Souza aborda o tema “Conceitos e Dor em Cuidados Paliativos”. E, às 9h30, a docente Ana Regina Silva, também do Caism, discute o trabalho da enfermagem em cuidados paliativos.

A importância de um adequado cuidado alimentar para os pacientes será outro assunto abordado, com palestra da nutricionista Isabel Gomes Ferraz Pinto Feliciano. O evento será encerrado com uma mesa redonda multidisciplinar com todos os palestrantes e grupos de discussão e mediada pela fisioterapeuta Denise Cioghi Freitas da Faculdade de Enfermagem da Unicamp.

Serviço:
Capacitação “Cuidados Paliativos: Fatos e Mitos”
Data: 2 de setembro
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Teatro Maria Monteiro, Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº – Vila Padre Anchieta – Campinas

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo
Fachada do Pronto Atendimento Padre Anchieta