Novidades

Novidade

20/09/2017

Notícia - Campanha de Vacinação contra a Raiva começa neste final de semana
Autoria: PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia neste final de semana, sábado e domingo, 23 e 24 de setembro, a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Nestas datas, as vacinas serão aplicadas nos cães e gatos em postos distribuídos nas regiões Norte, Sudoeste e Noroeste. Os animais das regiões Leste e Sul receberão as doses em 30 de setembro e 1º de outubro. 

A expectativa é vacinar, durante toda a campanha, cerca de 78 mil cães e 15,6 mil gatos com idade a partir de três meses.  

De acordo com o médico veterinário do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Ricardo Conde Alves Rodrigues, a preocupação atual é com a possibilidade da transmissão da raiva por meio de morcegos. “Todos os anos Campinas registra casos de morcegos infectados pelo vírus da raiva na área urbana. Estes animais se alimentam de frutos e insetos, mas podem, uma vez infectados, transmitir o vírus a animais e ao ser humano”, explica.  

A vacina é segura e gratuita. É recomendada, também, para os animais que não saem de casa, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis. 

As doses estarão disponíveis em 322 pontos (centros de saúde da cidade e postos fixos e volantes). As datas, horários e endereços podem ser consultados no https://saude.campinas.sp.gov.br/eventos/eventos_2017/Anti_Rabica_2017_postos.pdf ou pelo telefone 156. 

“Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam conduzidos sempre por um adulto. Os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois podem ficar assustados e fugir”, diz Rodrigues.

 

Casos 

O último caso de raiva humana em Campinas foi registrado em 1981. Desde então, têm sido detectados, na área urbana do município, casos de raiva em morcegos e em animais domésticos de estimação, infectados por morcegos.  

Nos últimos anos, a cidade registrou um caso de raiva canina, em 2015, e dois casos em felinos, em 2014 e 2016. Por meio de exames laboratoriais foi verificado que estes animais foram infectados por vírus transmitidos por morcegos.  

Em 2017, até agosto, houve o registro de 16 casos da doença em morcegos.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Donos precisam levar animais domésticos, como cães...
 

Crédito: Carlos Bassan
... e gatos, que devem estar nas caixas