Novidades

Novidade

09/11/2017

Licitação para construir PS Metropolitano tem oferta de desconto de 28,91%
Autoria: PMC

 

A sessão de abertura dos envelopes de propostas e disputa de lances da licitação para a construção do Pronto Socorro Metropolitano de Campinas, realizada no final da manhã desta quinta-feira, dia 9 de novembro, ''foi fantástica”. A avaliação é do secretário de Administração, Paulo Zanella, para quem o desconto de 28,91% oferecido sobre o valor inicial orçado para a obra, de R$ 10.594.700,33, foi um ótimo resultado. A construtora Terra Paulista Eireli EPP, da cidade de Cerquilho, foi a vencedora da sessão.

Doze empresas apresentaram propostas na fase inicial do processo. As três primeiras colocadas, que ofereceram os maiores índices de desconto sobre o valor estimado da obra, puderam participar da fase de lances. “Funciona como se fosse um pregão'', explica o secretário, o que é permitido pela modalidade do processo de licitação da obra, o Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Na próxima fase, na segunda-feira 13 de novembro, a empresa vencedora da sessão terá que apresentar a planilha orçamentária, o cronograma e o detalhamento dos custos, o chamado BDI. Os documentos serão encaminhados para a Secretaria de Infraestrutura, que analisará a proposta e a habilitação técnica. Na sequência, se tudo estiver correto, a área de economia da Secretaria de Administração realizará a qualificação econômico-financeira.

Depois, a Comissão de Licitação fará a avaliação dos documentos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista. Por fim, estando tudo em ordem, é dado o termo de julgamento de habilitação e classificação no processo. Nesta fase, há cinco dias de prazo para contestações das outras empresas. Tudo é feito publicamente e caso haja algum impedimento, a segunda colocada é chamada para o mesmo processo.

A estimativa do secretário Zanella é encerrar a licitação até o final de novembro, para realizar a homologação e adjudicação do processo. O passo seguinte é a Secretaria de Saúde, à qual a obra é ligada, autorizar a despesa e a área Jurídica da Prefeitura confeccionar o contrato para assinatura. Por fim, quando a ordem de serviço for expedida, a obra pode ser iniciada pela construtura.

O Pronto Socorro Metropolitano é uma meta da Administração Municipal de Campinas já prevista pela Secretaria de Saúde há alguns anos, mas só agora efetivada. Os custos de construção serão divididos entre Governo Federal, via Ministério da Saúde, e Prefeitura. A nova unidade substituirá o atendimento realizado hoje pela UPA Anchieta, com uma infraestrutura ampliada e modernizada. A unidade será construída em uma área da Vila Padre Anchieta, próxima de onde hoje é a unidade de pronto de atendimento da região.

 

Voltar a lista de novidades

Foto: Licitação foi feita no formato de pregão. / Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Compareceram representantes de 12 empresas. / Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Documentação é verificada com cuidado. / Crédito: Luiz Granzotto