Novidades

Novidade

27/11/2017

Notícia - Primeira etapa do Projeto "Ouça Bem" foi realizada no sábado
Autoria: PMC

 

A primeira fase do projeto “Ouça Bem”, que fornecerá aparelhos auditivos gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social, foi realizada no último sábado, dia 25, no Instituto Penido Burnier, em Campinas. Foram cadastradas 235 pessoas que passaram por consultas com médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos para a confecção dos pré-moldes dos aparelhos. 

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania e de Saúde com Apascamp (Associação de Pais e Amigos Surdos de Campinas), Fundações Starkey e Fundação Affonso Ferreira, braço social do Instituto Penido Burnier. A ação reuniu 70 voluntários, entre médicos, fonoaudiólogos e equipe de apoio. Os pacientes já triados foram avaliados e examinados e, em seguida, foram feitos os pré-moldes dos aparelhos – cada um dos protótipos foi submetido ainda a um controle de qualidade antes da liberação dos pacientes. 

Presente na ação, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, destacou a importância do programa de cunho humanitário, desenvolvido mundialmente pela Fundação Starkey, com apoio de instituições do município. “Dentro do momento atual que vivemos, são parcerias criativas como esta que potencializam as ações do poder público. São centenas de campineiros que terão sua qualidade de vida aumentada com esta iniciativa”, afirmou. 

A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, também acompanhou o mutirão e frisou que a primeira parte da ação foi muito emocionante por proporcionar a muitas pessoas com deficiência auditiva, e que até mesmo nunca ouviram na vida, a possibilidade de vivenciar a emoção de ouvir o mundo e as pessoas. “Tudo isso foi possível pela integração entre os voluntários, a Prefeitura e as fundações. São ações como essa que transformam a vida das pessoas e marcam o compromisso da Prefeitura de implementar a força da inovação, por meio da união entre as pessoas”. Eliane lembrou ainda que a parceria entre as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Pessoa com Deficiência foi fundamental para oferecer “subsídio técnico para todas essas ações”. 

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, por sua vez, ressaltou o caráter filantrópico da iniciativa que proporcionará a essas pessoas uma vida normal. “É muito humana e cidadã esta atividade”, afirmou. O secretário contou ainda que todos os pacientes atendidos neste sábado estão aptos a receber os aparelhos auditivos, mas haverá um processo de adaptação posterior que será individualizado para cada paciente.

 

Etapas 

O mutirão deste sábado foi a primeira fase do projeto. A próxima será a entrega dos aparelhos que serão confeccionados pela Fundação Starkey e entregues entre março e abril de 2018. A terceira etapa será o acompanhamento dos pacientes e manutenção dos aparelhos.

Os equipamentos que serão recebidos pelos pacientes custam entre R$ 1,5 mil e R$ 7 mil, dependendo da necessidade do paciente. A produção dos equipamentos está a cargo da Fundação Starkey que atua no mundo todo realizando missões para levar aparelhos auditivos a quem precisa.

O benefício será concedido a jovens, adultos e idosos que moram em Campinas e não têm condições financeiras para arcar com o aparelho. As crianças não fazem parte do projeto, uma vez que não há fila de espera para essa faixa etária. O projeto foi lançado em 7 de novembro. Os pacientes, com perda auditiva parcial ou total, foram triados por meio dos serviços de saúde municipais.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, esteve presente no mutirão

 


Crédito: Divulgação
Projeto fornecerá aparelhos auditivos gratuitamente para pessoas necessitadas