Novidades

Novidade

30/11/2017

Notícia - Secretaria de Saúde promove ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids
Autoria: PMC

 

No Dia Mundial de Luta contra Aids, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará diversas ações educativas, de orientação e testes rápidos de HIV, gratuitos, em vários pontos da cidade, por meio da Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids e Hepatites Virais.

Em todos os pontos haverá material informativo sobre HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C. A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids vem intensificar um trabalho permanente de prevenção à Aids, ISTs e Hepatites B e C, e de incentivo ao esclarecimento da situação sorológica, para início de tratamento adequado.

“A expectativa é identificar o maior número possível de pessoas com HIV para que possa seguir um tratamento adequado e deixe de transmitir a doença”, diz o coordenador do programa municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Josué Lima.

De 1982 a novembro de 2017, foram notificados 8140 casos de Aids em Campinas. Destes, 70,6% são homens e 29,4% são mulheres. Por ano, são notificados, em média 245 novos casos na cidade. No Brasil, de 1980 a 2016, foram notificados 842.710 casos. 

 

Centros de Saúde

Os 64 Centros de Saúde da cidade estão abastecidos com kits para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, e farão os exames durante o horário de funcionamento de cada um.

Os profissionais de todas as unidades estão treinados para fazer os testes rápidos. Também haverá disponibilidade de preservativos masculinos e femininos. 

 

Praça Rui Barbosa – Centro 

Equipes do serviço de saúde do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais estarão na Praça Rui Barbosa, das 10h às 16h, para orientação e intensificação da campanha “Fique Sabendo”. A campanha incentiva as pessoas a fazerem o teste das doenças transmissíveis, especialmente HIV e sífilis e, caso o resultado seja positivo, iniciem o tratamento o mais rapidamente possível para que possam ter uma vida mais saudável e deixar de transmitir essas doenças.  

Na praça também haverá disponibilidade de preservativos masculinos e femininos e distribuição de material educativo sobre o assunto.  

 

Praça José Bonifácio – Centro

Haverá testes rápidos de HIV, por fluido oral, das 8h às 17h, feitos pela oscip Terra das Andorinhas, que tem projetos financiados pelo Ministério da Saúde e apoio do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

O procedimento de consulta, exame e resultado leva cerca de meia hora. Haverá disponibilidade de preservativos masculinos e femininos.  

 

Terminais de ônibus 

Preservativos masculinos poderão ser retirados pela população em todos os banheiros de cincos terminais de ônibus municipais: Central, Campo Grande, Ouro Verde, Barão Geraldo e Padre Anchieta.  

 

Centro de Referência IST/Aids 

O Centro de Referência IST Aids terá testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C , das 9h às 17h, e distribuição de preservativos masculinos e femininos. O Centro de Referência fica na Rua Regente Feijó, 637, Centro.  

 

Dia Mundial  

O 1º de dezembro é celebrado como Dia Mundial de Luta contra a Aids no mundo inteiro, desde 1987. É uma ocasião em que toda a sociedade é mobilizada para refletir sobre a importância da solidariedade, da tolerância e da compreensão e contra o preconceito e a discriminação com as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

 

Voltar a lista de novidades