Novidades

Novidade

27/04/2018

Saúde lembra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
Autoria: PMC

 

Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas (CEREST Campinas), ambos ligados à Secretaria Municipal de Saúde, promoveram na manhã desta sexta-feira, dia 27 de abril, orientação nas salas de acolhimento dos Hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

Conforme o coordenador do CEREST, Alexandre Polli Beltrami, o objetivo da ação é reforçar na população o conhecimento de que acidentes de trabalho podem ser evitados e de que as vítimas não são culpadas.

Durante a atividade, foram distribuídos materiais impressos com orientação para a população que aguardava nos locais. “Esclarecemos dúvidas e reforçamos que em Campinas existe o Cerest, um serviço onde o cidadão pode também fazer denúncias”, explicou o coordenador.

Em todo o mundo, as pessoas vitimadas por acidentes de trabalho são lembradas no dia 28 de abril.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países. As atividades são organizadas por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, consagra o dia 28 de abril à reflexão sobre a segurança e a saúde do trabalhador.

Estatísticas oficiais mostram que no Brasil, a cada 3h38, um trabalhador morre por acidente de trabalho. Foram 14.431 mortes nos últimos cinco anos. A construção civil e os transportes de cargas são os ramos de atividade econômica onde mais ocorrem mortes motivadas pelo trabalho.

 

Voltar a lista de novidades