Novidades

Novidade

20/06/2018

Notícia - Profissionais da Saúde fazem treinamento sobre vacinação
Autoria: - PMC

 

O Departamento de Vigilância em Saúde promove, ao longo desta quarta-feira, 20 de junho, um treinamento sobre vacinação. A ideia é atualizar os profissionais de saúde das redes pública e privada sobre as diversas alterações do Calendário Nacional de Imunização, que introduziu novas vacinas e alterou o esquema de outras.

Campinas segue o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que recomenda 14 vacinas ao longo na vida, desde bebês recém-nascidos até idosos e vacinas especiais para gestantes. As que passaram por alterações no calendário vacinal nos últimos anos foram contra as doenças HPV, varicela, hepatite A e dTpa (vacina para gestantes). 

Foram duas palestras. Na primeira, a médica Elda Motta, da Vigilância em Saúde Noroeste falou sobre os conceitos de imunização. Na sequência, a dra. Eliane de Oliveira Moraes, médica do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Unicamp apresentou sobre o calendário vacinal, atualizações e indicações de vacina.  

As palestras abordaram, de uma forma didática, as características de doenças que podem ser combatidas com a correta imunização, os tipos de vacina disponíveis nos centros de saúde, a eficácia de cada vacina, quantas doses são necessárias e como orientar a população que vai ao centro de saúde para se imunizar. O treinamento ajudou a esclarecer também os casos nos quais a aplicação da vacina é necessária, a contra indicação, as doses necessárias para cada vacina. 

Ao final, as especialistas também esclareceram as dúvidas do público. 

No período da manhã, participaram 200 pessoas, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, e outros profissionais que lidam com vacinas. À tarde, haverá uma outra turma. O evento é realizado no Salão Vermelho.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Servidores da Saúde fazem curso de capacitação
 

Crédito: Luiz Granzotto
Profissional fala sobre conceitos de imunização
 

Crédito: Luiz Granzotto
Calendário Nacional de Imunização, que introduziu novas vacinas e alterou o esquema de outras