Novidades

Novidade

17/08/2018

Notícia - Campinas terá segundo Dia D de vacinação neste sábado, dia 18
Autoria: - PMC

 

Acontece neste sábado, 18 de agosto, o segundo Dia D da Campanha de Vacinação cotra poliomielite e sarampo. Além dos Centros de Saúde, que estarão abertos das 8h às 17h, haverá postos volantes em vários pontos da cidade. A lista completa com os locais e horários de funcionamento está disponível no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Saúde (https://saude.campinas.sp.gov.br/). 

A campanha segue até 31 de agosto e é voltada para crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que a carteira de vacinação esteja atualizada. A meta é vacinar 95% das 56.790 crianças nesta faixa etária.  

Além da programação do Dia D, durante a semana, as vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde. Para receber as doses, é preciso levar documento e carteira de vacinação.  

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, embora as doses estejam disponíveis nas unidades de saúde durante toda a semana, o Dia D é uma oportunidade dos pais colocarem a carteira de vacinação em dia. “Nossa meta é vacinar 95% do público-alvo. Além dos Dias D, a Devisa desenvolveu outras ações, como o envio de cartas para os gestores e pediatras dos setores público e privado, além de um encontro com pediatras para ajudar na divulgação da campanha”, afirmou.  

Ainda segundo Andrea, este ano a vacinação será feita de forma indiscriminada, em que todas as crianças desta faixa etária serão imunizadas, mesmo as que já estão com esquema vacinal completo. “A campanha contra a poliomielite e o sarampo é uma oportunidade adicional para atingir crianças não vacinadas ou aquelas que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento”, completou. 

 

Balanço 

Desde o início da Campanha de Vacinação, no dia 4 de agosto, até a última quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou mais de 42,6 mil doses das duas vacinas, sendo 21.417 contra pólio e 21.190 contra sarampo. Até o momento, a cobertura contra poliomielite está em 37,71% e contra sarampo 37,31%. 

 

Sarampo 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. 

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, empreende esforços para manter o certificado, já que o país registrou surtos e casos isolados da doença. Campinas não tem registros de sarampo. No entanto, existe a necessidade da vacina, já que há casos confirmados em outros locais. 

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Rondônia e São Paulo. O reaparecimento da doença está relacionados às baixas coberturas vacinais no País. Em Campinas, dados parciais de 2018 mostram que a cobertura da primeira dose da vacina (tríplice viral) está por volta de 96,09%. Já em relação à segunda dose, é de cerca 77,7%. No mundo, há registros de casos de sarampo em alguns países da Europa e das Américas.

 

Os sintomas do sarampo são: 

Febre alta, acima de 38,5°C; 

Dor de cabeça; 

Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo 

Tosse; 

Coriza; 

Conjuntivite; 

Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas 

 

Poliomielite  

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Dia D da Campanha de Vacinação: todos os CSs estarão abertos