Novidades

Novidade

13/09/2018

Notícia - Campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina neste sábado, dia 15
Autoria: - PMC

 

A Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo termina neste sábado, dia 15 de setembro, para as unidades que abrem aos sábados (Jardim Aurélia, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, DIC I, União dos Bairros e Parque Valença). Para os demais centros de saúde, as doses estarão disponíveis até sexta-feira, 14.  

Em todo o município, até 12 de setembro, foram vacinadas contra pólio 46,2 mil crianças (81,4% do público-alvo) e 46,8 mil contra sarampo (82,5% do público-alvo). Os dados finais serão divulgados na segunda-feira, 17, após os números dos últimos dias de campanha serem computados. 

A meta é vacinar 95% das 56.790 crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que a carteira de vacinação esteja atualizada. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, como as duas vacinas fazem parte do Calendário Vacinal, as doses continuarão disponíveis nos Centros de Saúde, para faixas etárias específicas. “O diferencial da campanha é que a vacinação estava sendo feita de forma indiscriminada, para um público-alvo específico. A partir de segunda-feira, as unidades voltam a aplicar as doses respeitando a faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde”, explicou.  

Contra pólio, devem ser vacinadas crianças com dois, quatro e seis meses, além do reforço, aplicado aos 15 meses e aos quatro anos. No caso da vacina contra sarampo, são duas doses para quem tem idade entre 12 meses e 29 anos; e uma dose para a faixa etária de 30 a 58 anos.  

Ainda segundo a diretora, os pais devem ficar atentos à vacinação dos filhos. “Independente das campanhas de vacinação que são realizadas em todo o País, os pais devem manter a carteira de vacinação dos filhos sempre em dia. As vacinas são seguras e protegem a população contra a circulação de doenças que podem ser fatais”, completou.  

A lista completa com os locais e horários de funcionamento dos Centros de Saúde está disponível no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Saúde (https://saude.campinas.sp.gov.br/).

 

Voltar a lista de novidades