Novidades

Novidade

26/09/2018

Notícia - Ações em outubro celebram e refletem sobre o Mês do Idoso
Autoria: - PMC

 

Campinas terá diversas atividades de comemoração ao mês do idoso. As ações incluem seminários, apresentações artísticas, oficinas e caminhadas. Serão realizadas por organizações como o programa UniversIDADE da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Campinas. No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a necessidade de proteção das pessoas idosas.  

A Prefeitura Municipal de Campinas apoia as ações por meio do Conselho, do departamento de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.  

No domingo, dia 30 de setembro, as atividades serão abertas com a II Caminhada do Programa UniversIDADE. A concentração será às 8h30 na Praça da Paz da Unicamp, a largada será às 9h após alongamento. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.programa-universidade.unicamp.br. A organização solicita aos participantes levar um quilo de alimento não perecível para doação à Conferência Vicentina São José.  

Já na segunda-feira, dia 1 de outubro, será realizado o V Seminário de Longevidade e Qualidade de Vida, das 8h30 às 16h, também promovido pela UniversIDADE. O evento terá como tema central as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. A primeira mesa, às 9h30, discutirá as políticas públicas do idoso, mediada pelo professor Mauro Dias da Silva. A médica sanitarista Maria do Carmo Cabral Carpinteiro dará a palestra Políticas Públicas no século XXI, o desafio de envelhecer no Brasil; e o professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva, abordará a teoria da evolução aplicada à saúde. 

No período da tarde, dentro da mesa de Políticas de Direitos do Idoso, serão abordados os temas de Desenvolvimento Social para o Idoso com Floriano Pesaro, ex-secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; e Valorização dos direitos humanos da pessoa idosa com Cláudia Maria Beré, promotora de justiça de Direitos Humanos e Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. As considerações finais para o evento, ficarão a cargo da professora Katia Stancato, coordenadora executiva do Programa UniversIDADE e Isabel Cristina Araújo Floriano, coordenadora adjunta do programa. 

O evento também terá apresentações de música e dança. A entrada é gratuita e as inscrições também devem ser feitas pelo site: www.programa-universidade.unicamp.br. 

Na terça-feira, dia 2 de outubro, será realizado o I Encontro de Corais da Unicamp da 3ª Idade. O evento será das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, no auditório V da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Nos dias 3 e 4 de outubro (quarta e quinta-feira) será realizada uma Feira de Artesanatos com alunos do Programa UniversIDADE. A feira ocorrerá das 8h30 às 12h e das 14h às 17h na Praça das Bandeiras da Unicamp. A programação da Unicamp se encerra com um sarau entre os alunos, funcionários e comunidade da Unicamp na sexta-feira, dia 5 de outubro, das 8h30 às 12h, no auditório V da FCM.  

 

Palestras e oficinas 

O coordenador da área de Saúde Integrativa, da Secretaria Municipal de Saúde, William Hipólito também dará uma palestra no dia 8 de outubro, às 15h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas. Ele abordará a diminuição do uso de anti-inflamatórios por meio de práticas de saúde integrativa. O município recebeu um prêmio de saúde integrativa devido a isso, no ano de 2016. Campinas foi escolhida entre as cidades autossustentáveis com mais de um milhão de habitantes.  

O CMI também promoverá um encontro de corais na terça-feira, da 9 de outubro, das 13h às 15h30. O evento será realizado no Clube Fonte São Paulo. A coordenação do evento está a cargo de Erna Weissman, conselheira honorária do CMI.  

Na programação da Prefeitura de Campinas, por meio da área de saúde integrativa, os centros de saúde, o Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) e o Espaço CR Academia realizarão as atividades correntes para o público. São oferecidas oficinas de Lian Gong, aulas de dança, caminhada, meditação, acupuntura, homeopatia, consciência postural e orientações nutricionais.  

 

Programação 

II Caminhada do Programa UniversIDADE

Data: 30 de setembro, às 8h30, com largada às 9h

Onde: Praça da Paz da Unicamp

Inscrições: www.programa-universidade.unicamp.br

Levar um quilo de alimento não perecível para doação à Conferência Vicentina São José  

 

V Seminário de Longevidade e Qualidade de Vida 

Data: 1 de outubro, das 8h30 às 16h

Onde: auditório V da Faculdade de Ciências Médicas FCM da Unicamp

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" 

Inscrições: www.programa-universidade.unicamp.br. 

 

I Encontro de Corais da Unicamp da 3ª Idade 

Data: 2 de outubro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h

Onde: auditório V da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp 

 

Feira de artesanatos 

Data: 3 e 4 de outubro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h

Onde: Praça das Bandeiras da Unicamp  

 

Reunião da Comissão dos Idosos e palestra com William Hipólito 

Data: 8 de outubro, às 15h

Onde:  "Sala Sylvia Paschoal”, Plenarinho da Câmara Municipal 

Av. da Saudade nº 1004 - Ponte Preta   

 

Apresentação Cultural – Encontro de Corais

Data: 9 de outubro, às 13h

Onde: Clube Fonte São Paulo

Avenida: José Paulino, 2131 – Guanabara  

 

Homenagem ao Dia Mundial da Pessoa Idosa  

Data: 25/10/2018, das 8h30 às 15h30.

Onde: Espaço Cultural Maria Monteiro

Avenida: Cardeal Dom Ângelo Rossi s/n – Distrito Nova Aparecida 

As inscrições podem ser feias po Telefone: 19 – 3282-0024 Até o dia 22/10/2018

 

Voltar a lista de novidades