Novidades

Novidade

22/10/2018

C.S. Campina Grande terá ações na quinta-feira para marcar Outubro Rosa
Autoria: -

 

Para marcar o Outubro Rosa, o Centro de Saúde Campina Grande, no Distrito do Campo Grande, promove na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, um mutirão de conscientização sobre o câncer de mama. A atividade está programada para o período das 7h às 16h, na própria sede da unidade, na rua Geraldo José de Almeida, 330.

Uma palestra sobre câncer de útero e câncer de mama servirá de alerta para as mulheres, transmitindo orientação e conscientização. Serão abordadas as formas de prevenção e diagnóstico das doenças, e o momento correto para procurar a unidade de saúde.

A programação inclui ainda aula de zumba e agendamento do exame de mamografia para mulheres dos bairros São Luís e Campina Grande, que estão na abrangência da unidade. O Centro de Saúde Campina Grande não tem fila de espera para o procedimento. “Nós temos vagas disponíveis para mamografia para as mulheres com critério para realizar este exame. A mamografia é fundamental para o diagnóstico e o tratamento precoces do câncer de mama, que pode ter até 95% de chance de cura se descoberto no início”, diz Grasielle Ribeiro, coordenadora do CS Campinas Grande.

Grasielle diz que é muito importante o envolvimento da comunidade na campanha. “A equipe de saúde do Campina Grande se mobilizou e buscou parceria na comunidade para alertar sobre a doença, que ainda tem grande incidência entre as mulheres e pode levar à morte se não for descoberta e tratada no começo” afirma a coordenadora.

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada acima dos 50 anos. Mas, em Campinas, os exames são disponibilizados já a partir dos 40 anos de idade para mulheres que tenham fator de risco. Também devem realizar o exame, conforme critério médico, mesmo que não tenham a idade estipulada, todas as mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família ou aquelas que sentirem algum nódulo ao fazer o autoexame.

Voltar a lista de novidades