Novidades

Novidade

24/01/2019

Notícia - Funcionários do Mário Gatti participam de capacitação de trauma infantil
Autoria: - PMC

 

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel) de Campinas realiza uma capacitação de atendimento hospitalar sobre trauma pediátrico no Hospital Mário Gatti. A ação, que iniciou em 23 de janeiro e dura até 26 de janeiro, tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho da equipe nos atendimentos infantis. Cerca de 80 funcionários participarão.

O treinamento, com duração de duas horas, é dividido por etapas, que incluem atividades teóricas e práticas. Na aula é explicado o protocolo do trauma, do ato até a abordagem no hospital. Na parte prática há uma simulação em que os funcionários retiram de um carro uma vítima e fazem a abordagem com os materiais usados cotidianamente, como prancha, colar cervical e seguem até a entrada no PS Infantil.

A enfermeira do Samu Carmem Verônica Dias explica que o trauma infantil é caracterizado por lesões causadas por uma força externa, como acidentes e violência. E cita alguns exemplos, queda de bicicleta, queda de altura, atropelamento, choque elétrico, entre outros. 

Carmem contou que esses treinamentos são fundamentais para manter os funcionários atualizados sobre as técnicas.“O mais importante é não causar um segundo trauma no paciente antes de entrar no hospital, para não haver sequelas”, afirma.

As ações de capacitação fazem parte da nova coordenação do Samu 192, que integra a Rede Mário Gatti.

 

Rede Mário Gatti

A Rede Mário Gatti é um sistema que unifica os serviços de urgência e emergência do município, que inclui os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, o Samu, a UPA São José e os Prontos-Atendimentos (PAs) Campo Grande e Anchieta.

 

Voltar a lista de novidades