Novidades

Novidade

15/02/2019

Notícia - Mobilização contra o Aedes aegypti inclui cooperativas de reciclagem
Autoria: - PMC

 

A  Prefeitura de Campinas ampliou o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika Vírus. Desde o ano passado, o município passou a fiscalizar as cooperativas de reciclagem, uma iniciativa inédita no País. O propósito é tanto o de promover a saúde pública quanto o de orientar os trabalhadores sobre produtividade, condições de trabalho, organização e preservação do meio ambiente.

As inspeções ficam a cargo do Grupo de Trabalho de Doação de Materiais Recicláveis (GTDMR), composto por representantes de quatro secretarias: de Trabalho e Renda; de Serviços Públicos; de Saúde e de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A equipe avalia o cumprimento dos requisitos de operação e a gestão da Cooperativa participante do Programa de Doação de Material Reciclável de Resíduo Domiciliar. A cidade tem 12 cooperativas registradas nesse projeto. 

Na quarta-feira, dia 13, a equipe vistoriou a Cooperativa Reciclar, no Jardim Lemos, para verificar o funcionamento e instruir os cooperados. O propósito da ação é prioritariamente educativo, mas terá também poder de fiscalização. A ideia é, nas primeiras visitas, orientar e, futuramente, quando for necessário, determinar ações e procedimentos. 

Entre os requisitos de operação das Cooperativas de Reciclagem previstos no Decreto 19.934/2018, que criou o grupo de trabalho, estão: possuir local de segregação de material coberto, dispor de equipamentos de proteção individual para os cooperados e acondicionar e destinar adequadamente os rejeitos, evitando acúmulo. 

O Decreto prevê inspeções regulares para orientar os cooperados sobre como melhorar a operação e a gestão destes espaços. O objetivo principal do grupo é fortalecer a parceria com as cooperativas na gestão dos resíduos sólidos municipais.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Vistoria na Cooperativa reciclar, no Jardim Lemos: ação inédita