Novidades

Novidade

11/03/2019

Notícia - Dia Mundial do Rim tem ação no Largo do Rosário nesta quinta
Autoria: - PMC

 

Em reconhecimento ao Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira, 14 de março, o Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas e a Clínica Humânitas realizam nesta data a campanha Saúde dos Rins, das 8h às 12h, no Largo do Rosário, em Campinas. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e contará com realização de exames gratuitos para a população carente com resultados apresentados na hora e encaminhamentos gratuitos.

A campanha é realizada desde 2007 e oferece para a população exames de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal (IMC), teste de urina para detecção de hematúria, leucocitária, nitrito e proteinúria, além de verificar índice de glicemia e creatinina.

Neste ano, além da Prefeitura, a campanha tem o apoio dos Laboratórios Sabin, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), ISN Internacional e da Associação dos Neurocirurgiões do Estado (Sonesp).

Segundo o presidente do Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, José Marcelo Morelli, a campanha vai até o paciente e antecipa o diagnóstico. “Quando se trata de doença renal é fundamental a prevenção”. Casos reais acompanhados pela entidade mostram que, com o tratamento adequado, alguns pacientes podem ter uma sobrevida de até 20 anos.

Estima-se pelos dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que 13% da população está em algum estágio da doença renal crônica. Em Campinas, levantamento do próprio Instituto do Rim aponta que a cada ano, em média, 100 pessoas entram no programa de hemodiálise, na rede pública ou privada. Esses dados mostram que a cada mil pessoas do município, uma entrará em diálise. Segundo o Instituto, atualmente, cerca de 1,5 mil pessoas passam por esse tratamento em Campinas.

 

Voltar a lista de novidades