Novidades

Novidade

02/04/2019

Notícia - 15 mil são beneficiados com entrega do Centro de Saúde DIC 6 nesta 3ª
Autoria: - PMC

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou na manhã desta terça-feira, 2 de abril, o Centro de Saúde Antônia Bersi, CS DIC 6, na Rua José Pelucci com Rua Júlio Simões. Este é o décimo centro de saúde entregue desde 2013. Com esta unidade, Campinas passa a contar com 65 centros de saúde.

Já foram entregues as unidades San Martin, Parque Oziel, San Diego, São Bernardo, Região Central, Santos Dumont, Vila Perseu Leite de Barros, Satélite Íris 1 e Florence. Estão em construção o Pronto Socorro Metropolitano, na Vila Padre Anchieta, e mais quatro centros de saúde, Esmeraldina, Nova América, São Cristóvão e Boa Vista. Também está prevista a construção do CS Bassoli.

A unidade, que começou a funcionar na semana passada, faz parte do programa saúde em ação, parceria entre a Prefeitura, o Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atende a uma reivindicação antiga da população. Foram investidos R$ 4,2 milhões na construção e instalação de equipamentos.

“Somos a administração que mais expandiu a rede básica de saúde. Além do que construímos, reformamos 42 unidades e outras 17 estão passando por reformas, além do setor de leitos do Hospital Mário Gatti. A rede básica tem um trabalho muito amplo”, disse o prefeito Jonas Donizette.

A área tem 680 metros quadrados e conta com seis consultórios, sendo um odontológico, além de salas de curativos, de vacinas, de inalação, de atividades coletivas, farmácia, entre outras.

“Esta unidade não é reposição de outra. É a maior expansão da rede de atendimento básico. A unidade nasce estruturada, equipada e organizada”, disse o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza. O vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, também esteve presente no evento.

O CS DIC 6 conta com 24 funcionários, entre médicos, agentes de controle de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiro, técnico de farmácia e dentista. É coordenado pela médica Raquel Frederico Scanduzzi.

“É um sonho que se concretiza após muito trabalho. Estamos dispostos a fazer o melhor”, disse a coordenadora do CS DIC 6, Raquel, que agradeceu pelo apoio dos funcionários, dos conselheiros de saúde e da população.

A unidade é responsável pelo atendimento de cerca de 15 mil pessoas, que moram nos bairros Nossa Senhora Aparecida, DIC 6, Jardim Rosalina, Jardim Melina, parte do Jardim Aeroporto e Núcleo 28 de Fevereiro. Com o novo centro de saúde, essas pessoas terão acesso facilitado, com atendimento mais próximo de onde moram.

Antes desta nova unidade, os pacientes destes bairros eram atendidos no Centros de Saúde DIC 1, DIC 3, Aeroporto e São Cristóvão. O CS DIC 6 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

Sobre Antônia Bersi

Antônia Bersi, a Toninha, que dá nome à nova unidade de saúde, foi conselheira de saúde por cerca de 20 anos. Atuou no Conselho Local do DIC 1, Conselho Distrital e Conselho Municipal. Era usuária do Centro de Saúde DIC 1 e lutou muito pela construção do CS DIC 6. Faleceu em agosto de 2017.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Jonas na cerimônia de inauguração do CS DIC 6

 


Crédito: Luiz Granzotto
Unidade irá atender a cerca de 15 mil moradores da região

 


Crédito: Luiz Granzotto
Secretário de Saúde e prefeito posam com equipe do CS

 


Crédito: Luiz Granzotto
Área da recepção do novo CS

 


Crédito: Luiz Granzotto
Jonas cumprimenta moradores da região