Novidades

Novidade

15/04/2019

Notícia - Secretaria de Saúde divulga atualização dos casos de dengue
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 15 de abril, mais um boletim epidemiológico da dengue. Entre janeiro e 15 de abril foram registrados 3.578 casos confirmados da doença. A região mais afetada é a Noroeste, com 1.368 registros. Uma criança de 5 meses, do sexo feminino, morreu em decorrência da dengue. Ela era moradora da região Sul de Campinas e foi atendida pela rede privada de saúde do município.

O Estado de São Paulo enfrenta epidemia da doença desde o começo de 2019. Campinas evitou o aumento do número de casos de dengue até abril. Por meio da intensificação das ações de prevenção em campo, como controle de criadouros, nebulização, bloqueio a cada ocorrência e atividades de mobilização social, Campinas terá um período mais curto de pico epidêmico durante a sazonalidade, que vai até maio.

Diariamente há 804 profissionais do quadro próprio da Prefeitura nas ações de prevenção de campo.

Mais de 410 mil imóveis foram visitados pelas equipes que atuam no controle da dengue entre julho de 2018 e abril de 2019. No mesmo período, cerca de 62 mil imóveis foram nebulizados com inseticida e mais de 40 mil criadouros foram removidos entre julho de 2018 e abril de 2019.

Para reforçar o trabalho de campo, foi contratada, em julho de 2018, uma empresa, com 120 profissionais, que realiza telagem de caixas d´água, nebulização com inseticida e controle de criadouros.

Recentemente, foi feita uma reorganização dos centros de saúde priorizando o atendimento aos casos de dengue – pessoas com sinais e sintomas da doença são atendidas prioritariamente, sem precisar marcar consulta antes. Além disso, foi criado um serviço de referência com um centro de hidratação para atendimento aos pacientes com dengue, que funciona no centro de saúde São Bernardo. Desde 1º de abril, 180 pacientes foram atendidos no local. Pacientes de maior risco são atendidos nos hospitais e prontos-socorros.

 

Voltar a lista de novidades