Novidades

Novidade

01/07/2019

Notícia - Saúde divulga novos dados de arboviroses e da gripe em Campinas
Autoria: - PMC

 

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, divulgou nesta segunda-feira, dia 1º de julho, mais um boletim de arboviroses e um levantamento sobre os casos de gripe na cidade.

Desde o início do ano, foram confirmados 23.946 casos de dengue. Os números de confirmações em junho mostram uma queda no número de casos, já que no mês passado foram registrados 1.670 casos. Em maio, foram 9.054. Abril teve 9.021 registros; março, 3.649; fevereiro, 478; e janeiro, 74.

A região mais afetada é a Noroeste, com 6.797 confirmações. Em segundo lugar aparece a Sudoeste, com 6.262. A Sul tem 5.583 casos. Já a Norte, 2.802. A região menos afetada é a Leste, com 2.354 casos. 

Em junho, a Prefeitura de Campinas intensificou as ações em toda a cidade. As  atividades começaram na região Noroeste. Depois, as equipes seguiram para bairros na região Sul. A partir desta segunda-feira, as ações estão concentradas na região Sudoeste, nos bairros Vila Vitória e Vida Nova. 

Duas equipes de caminhões cata-treco acompanham os agentes de saúde que fazem o trabalho de orientação casa a casa.

A luta contra a dengue exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da dengue. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte de cuidados com os espaços, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

 

Gripe

A Secretaria de Saúde informa que foi confirmada a primeira morte por gripe em Campinas. A vítima de H1N1 tinha 63 anos, era diabética, tinha problemas respiratórios e não estava vacinada. A morte aconteceu em 25 de junho. 

Em 2019, Campinas registrou 589 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que 15 foram causadas pelo vírus Influenza. Até agora, foram registrados um caso de Gripe B, nove de A-H1N1 e cinco de A-H3N2.

 

Voltar a lista de novidades