Novidades

Novidade

29/08/2019

Notícia - Novo boletim atualiza casos de sarampo em Campinas
Autoria: - PMC

 

Dados de novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 29 de agosto, apontam 27 casos de sarampo confirmados em Campinas. Os casos foram notificados entre 8 de julho e 29 de agosto.

Dos 27 casos, 14 são em menores de um ano; 8 são em crianças entre 1 ano e 4 anos; 1 em criança entre 5 e 9 anos; 1 entre 15 a 19 anos; e outros 3 são em adultos na faixa etária entre 20 e 49 anos.

Não houve óbitos. Em todos os casos foram adotadas as medidas preconizadas, que incluem o afastamento social dos casos suspeitos durante o período de transmissibilidade e a identificação e bloqueio vacinal das pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos. O objetivo de tais medidas é interromper a cadeia de transmissão, evitando assim a ocorrência de casos secundários.

Já foram realizados mais de 100 bloqueios vacinais na cidade, nos quais foram aplicadas mais de 7,5 mil doses contra o sarampo. No total, considerando as ações em bloqueio e as vacinas na rotina, desde janeiro, foram aplicadas mais de 54 mil doses contra o sarampo no município. 

 

Vacina em menores de 1 ano 

Desde o início de agosto, Campinas passou a recomendar uma dose da vacina contra o sarampo a bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias. A faixa etária é considerada a mais vulnerável a casos graves e óbitos. Esta dose é chamada dose zero e não substitui as doses do calendário nacional de vacinação – uma dose com 1 ano de idade (tríplice viral) e um reforço aos 15 meses (tetra viral). 

 

Esquema vacinal 

O Programa de Imunização prevê pelo menos duas doses de vacina contra o sarampo em crianças e adultos de 1 a 29 anos. Já entre 30 e 59 anos, é preciso ter recebido ao menos uma dose. Pessoas com mais de 60 anos não necessitam ter recebido a vacina pois potencialmente já tiveram contato com o vírus no passado.

Portanto, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), todas as pessoas nas faixas etárias indicadas devem manter a vacinação em dia, minimizando chances de surtos. As doses estão disponíveis em todos os Centros de Saúde, de graça. Quem não tem registros da dose ou não possui carteira de vacinas deve procurar a unidade de saúde. A vacinação é a medida mais eficaz contra a doença.

 

Outras medidas 

Pessoas com sintomas suspeitos da doença, devem procurar imediatamente o atendimento médico e manter o afastamento social. Os sinais da doença incluem febre, conjuntivite, tosse, coriza e vermelhidão no corpo. 

Diante da circulação do vírus não apenas em Campinas mas em vários outros municípios e estados, profissionais de saúde devem ficar atentos quanto identificação precoce de casos suspeitos, notificação imediata à Vigilância em Saúde e orientação ao paciente quanto à necessidade de afastamento social. A notificação precoce dos casos suspeitos, que é compulsória, permite que as medidas de prevenção e controle apropriadas possam ser adotadas pela Vigilância em Saúde. 

 

Situação no Estado 

O Estado de São Paulo tem 2.457 casos de sarampo confirmados, a maioria dos registros no país. Esta semana, foi confirmada a primeira morte por sarampo desde 1997 na Capital São Paulo. A vítima foi um homem de 42 anos que não tinha registro da vacina contra a doença. Outros 12 estados apresentam surto ativo da doença no Brasil. A doença estava erradicada no Brasil mas voltou. Uma das razões é a baixa cobertura vacinal, ou seja, as pessoas deixaram de se vacinar.

 

Voltar a lista de novidades