Novidades

Novidade

17/10/2019

Notícia - Simpósio de Saúde da População Negra está com inscrições abertas
Autoria: - PMC

 

Interessados já podem se inscrever para o Simpósio de Saúde da População Negra, que ocorre no dia 12 de novembro. No total, são 327 vagas disponíveis para gestores públicos, profissionais da área da saúde e de demais políticas públicas, além da comunidade acadêmica, conselhos municipais e movimentos sociais. O formulário de inscrição está disponível no link http://bit.ly/simposiopopnegra .

Uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), com a coorganização da Secretaria Municipal de Saúde e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o simpósio será uma das principais atividades do Mês da Consciência Negra. Conforme os organizadores, trata-se de um evento importante, já que discutirá a saúde da população negra, com o objetivo de ampliar a visibilidade do tema.

“Os debates visam a melhoria das condições de saúde dessa população a partir do engajamento dos profissionais e da compreensão das especificidades da política pública de saúde da população negra e, ainda, do reconhecimento do racismo como determinante social em Saúde”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira. 

 

Política Nacional

A base de discussão de todo o temário do simpósio é a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída pela Portaria GM/MS Nº 992, de 13 de Maio de 2009. O documento busca combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Política Nacional define princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e responsabilidades de gestão para a melhoria das condições de saúde, tendo em vista a promoção da equidade em saúde da população negra. Para isso, inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanentes para profissionais da área da saúde.

O Simpósio tem como propostas dar visibilidade ao tema e promover reflexões sobre os avanços, conquistas e desafios para a promoção integral da saúde da população negra. Também visa capacitar a rede de profissionais na promoção do acesso e acolhimento dessa população em serviços de saúde, e viabilizar a educação em Saúde desse segmento social da sociedade em geral.

Outra questão que será abordada é o reconhecimento do racismo como condição social limitante ao acesso a serviços e tratamentos. E, a partir dessa constatação, buscar formas eficazes de enfrentá-lo, tanto na prática profissional quanto na gestão dos serviços de saúde.

 

Serviço 

Simpósio de Saúde da População Negra 

Data: 12 de novembro de 2019

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Auditório 5 da Faculdade de Ciência Médicas da Unicamp

Endereço: Rua Tessália Vieira de Camargo, 126 - Cidade Universitária

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Evento tem disponíveis 327 vagas