Novidades

Novidade

29/10/2019

Notícia - Saúde realiza Semana de Prevenção do Câncer Bucal em novembro
Autoria: - PMC

 

De 4 a 8 de novembro será realizada a Semana Municipal de Prevenção do Câncer Bucal de Campinas. Também promovida em nível nacional, a campanha busca estimular ações preventivas e educativas, o autoexame e os exames de detecção precoce do câncer bucal com profissionais da rede municipal de saúde. A população deve procurar o Centro de Saúde mais próximo de sua residência que tenha equipes de odontologia e passar pela avaliação. No domingo, dia 10 de novembro, será a vez da 1° Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal no Município, com saída na Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral. 

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas, a dentista Rosana da Costa Selhi, todas as unidades de atenção básica que possuem equipe de odontologia atenderão quem se interessar em fazer o exame preventivo. Basta ir até um Centro de Saúde e se informar sobre os horários de atendimento e comparecer entre os dias 4 e 8 de novembro. O mote da campanha deste ano é “Previna-se contra o Câncer Bucal e Sorria com Saúde”. 

Para a coordenadora, é muito importante que as pessoas façam o autoexame da região da boca para ver se detectam alguma alteração, mas também passem por um profissional para uma avaliação mais detalhada. Os tumores na boca são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, explica. O pigarro constante, por exemplo, pode ser um sintoma de problemas. Aftas que não saram, caroços, alterações na língua e nos lábios são outros sinais que podem indicar a necessidade de investigação. 

O câncer de boca, de acordo com Rosana Selhi, está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 40 anos. Pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca, devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), e também a região embaixo da língua. Já o câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre, mais frequentemente, no lábio inferior. O câncer de orofaringe, parte posterior da língua (amígdalas e palato mole), são tumores com características diferentes do câncer da cavidade oral.

 

Levantamento inicial 

A coordenadora de Saúde Bucal da SMS conta que neste ano, entre 22 de abril e 4 de maio, durante a realização da campanha de vacinação contra a gripe, os profissionais de odontologia dos Centos de Saúde municipais aproveitaram para fazer um mutirão de prevenção ao câncer bucal. Foram examinadas 16.875 pessoas, sendo que 152 apresentaram sinais suspeitos da doença. Desse universo, 125 realizaram coleta de material para biópsia e 10 casos de câncer bucal foram confirmados, sendo encaminhados para tratamento. 

Atitudes simples, como evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis e manter uma boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em 25% até 2025, informa Rosana Selhi. 

Agora, durante a campanha oficial de prevenção, serão realizadas também ações nas redes sociais e meios de comunicação para informar o que é a doença, como preveni-la, e orientar sobre onde e quais os serviços de saúde bucal estão disponíveis para a população no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Caminhada de prevenção 

Outra ação para mobilizar a comunidade e alertar para a importância dos exames de prevenção e um estilo de vida saudável, será a realização da 1° Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal de Campinas, no domingo 10 de novembro. 

A caminhada está marcada para 8h30, com concentração e saída da Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral. O percurso será de 3 quilômetros e todos podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Camisetas da 1° Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal de Campinas serão distribuídas para os caminhantes no local, em troca da doação de um litro de leite longa vida. As doações serão encaminhadas para o Banco Municipal de Alimentos. 

A caminhada é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e tem parcerias com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo PMC
Além do autoexame, as pessoas devem passar por um profissional para uma avaliação mais detalhada.