Novidades

Novidade

12/11/2019

Notícia - Prefeitura entrega reforma e ampliação do Centro de Saúde Capivari
Autoria: - PMC

 

A reforma e ampliação do Centro de Saúde Dr. Armando Rocha Brito Júnior, o CS Capivari, foi entregue na manhã desta terça-feira, dia 12 de novembro, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Cerca de 15 mil pessoas que moram na região do Jardim Capivari serão beneficiadas pelas obras na unidade, que realiza uma média de 550 atendimentos por dia.

O prefeito Jonas Donizette ressaltou que é mais uma obra entregue para a cidade que passa pela maior reestruturação na área de saúde desde a década de 1970. As obras propiciaram uma ampliação da área de 400 para 900 metros quadrados. “É um dos maiores Centros de Saúde de Campinas com 56 funcionários e, a partir de hoje, passa a usar apenas prontuário eletrônico. É algo que vai revolucionar o tratamento da população porque onde o paciente for, o prontuário poderá estar disponível. É a tecnologia a favor também da área de saúde”. 

A unidade ganhou 13 novos ambientes: recepção, sala de urgência, farmácia com almoxarifado, seis consultórios, sala dos agentes de saúde, dois banheiros e sala de reunião. O investimento total foi de R$ 969.717,00  sendo parte do valor da obra foi financiado pelo Ministério da Saúde via Caixa Econômica Federal. O restante é contrapartida da Prefeitura. 

A parte antiga do CS também passou por melhorias e recebeu pintura, troca de torneiras e reforma da odontologia, que ganhará a terceira cadeira de dentista (começa a funcionar em 19 de novembro). 

A coordenadora do Centro de Saúde, a médica Rita Bottcher, agradeceu a toda a equipe de trabalho, que foi essencial para que a unidade pudesse desenvolver sua trajetória, além dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Local. “Nosso Centro de Saúde foi piloto em diversos projetos de sucesso como a informatização. Estamos trabalhando com 100% dos prontuários no sistema. O prontuário físico não existe mais no CS Capivari”. Rita também ressaltou que desde o último ano, o CS conta com um grupo de saúde mental e é uma unidade incentivadora do ensino. “Recebemos alunos de cursos técnicos, da residência multidisciplinar e médica e contaremos agora, inclusive, com uma sala específica para os nossos residentes”. 

O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, também destacou a inovação representada pelo CS Capivari que está sempre na vanguarda de mudanças na área da saúde. “Outra tradição de nossa rede e que o CS representa é ser uma unidade acolhedora do sistema de ensino. A reforma e ampliação era uma necessidade premente para a unidade que tem um grupo grande de funcionários e de pessoas em formação. Também melhoramos a acessibilidade com rampas de acesso, banheiros para pessoas com deficiência e ampliamos o número de salas para atendimento”. 

 

Quem foi Armando Rocha Brito Júnior 

Armando Rocha Brito Júnior que deu nome ao Centro de Saúde foi médico em Campinas. Atuou nas áreas de cirurgia geral e da ginecologia e obstetrícia. Durante 45 Anos foi diretor da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campinas. Como profissional autônomo, à época filiado ao Inps, atendia pessoas carentes de Campinas e de outras cidades do interior do Estado.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Fernanda Sunega
Jonas entrega obras do CS Capivari

 


Crédito: Fernanda Sunega
Secretário de Saúde fala em evento

 


Crédito: Fernanda Sunega
Henrique Magalhães Teixeira participa da solenidade de entrega

 


Crédito: Fernanda Sunega
Descerramento da placa de inauguração

 


Crédito: Fernanda Sunega
Investimento vai beneficiar 15 mil pessoas