Novidades

Novidade

14/11/2019

Notícia - CS Santa Rosa ganha nome de líder comunitária após reforma e ampliação
Autoria: - PMC

 

A reforma e ampliação do Centro de Saúde Santa Rosa foi entregue na manhã desta quinta-feira, dia 20 de novembro, no Jardim Santa Rosa, no Distrito do Campo Grande, região Noroeste de Campinas. A obra foi realizada entre os meses de fevereiro e novembro deste ano e a unidade recebeu o nome de “Maria da Penha Silva Manoel”, uma líder por melhorias da região. Hoje, o CS atende cerca de 150 pessoas ao dia e vai beneficiar 11 mil moradores de diversos bairros.

Com oito anos de criação, esta foi a primeira vez que a unidade passou por uma reforma, segundo o prefeito Jonas Donizette, que participou da cerimônia de entrega. A obra foi feita com recursos próprios da Prefeitura, um investimento de R$ 280 mil. “Melhoramos muito a infraestrutura, com tratamento de trincas, troca de iluminação e hidráulica, além de drenagem pluvial, resolvendo um problema para escoar as águas das chuvas. O CS também está sendo entregue com pintura nova e adequações no estacionamento. Houve um aumento de 75 metros quadrados na área e a unidade não precisou fechar para reformar”, afirmou o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, destacou que a unidade recebeu benfeitorias para que pudesse atender melhor os pacientes. “O passo mais importante que estamos dando entre o final deste ano e o começo do próximo será trazer mais médicos, dentistas e mais funcionários para este Centro de Saúde. A região Noroeste é absolutamente priorizada na área de saúde”, afirmou.

O CS Santa Rosa hoje tem 27 funcionários divididos em duas equipes de Saúde da Família. No total, tem uma área de 667 metros quadrados e ganhou acessibilidade com piso tátil de fora da unidade até a recepção e um balcão mais baixo para pessoas em cadeira de rodas. O Centro fica na rua Geraldo Robim, 150. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Uma outra novidade da reforma foi a construção de quiosque para atividades em grupo. Ele será usado para práticas integrativas como ginástica chinesa Lian Gong e grupos terapêuticos como o de crianças. Antes disso, nos dias de baixa umidade do ar, por exemplo, ou de sol muito forte, as crianças não podiam fazer as atividades no quintal e agora isso já é possível. O grupo é fruto de uma parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Criança da PUC-Campinas e atende crianças com problemas de comportamento com realização de atividades lúdicas e apoio aos pais. 

 

Quem foi Maria da Penha Silva Manoel

Dona Penha, como era conhecida, nasceu em Campinas. Era casada com o jardineiro Aldair Aparecido Manoel e teve três filhas: Adriana, Alexandra e Aretuza. Trabalhou na Ceasa como auxiliar de limpeza por muitos anos e batalhou muito pela área da saúde. Uma de suas lutas foi pela construção do CS Santa Rosa. Foi conselheira local de saúde do CS Valença e do Pronto Atendimento Campo Grande. Faleceu em 2012, aos 60 anos, no Hospital Mário Gatti e por sua vontade, expressa em vida, seus órgãos foram doados.

O prefeito relembrou que antigamente as pessoas colocavam somente nomes de pessoas famosas nos prédios públicos, mas que é preciso reconhecer o trabalho e a luta dos que estão próximos. “Há uma frase que diz que há amigos que são mais chegados que irmãos. Após a morte de sua filha de 27 anos em consequência do alcoolismo, a dona Penha passou a se envolver com as necessidades do bairro e uma de suas lutas foi pela construção do Centro de Saúde do bairro, já que o CS Valença ficava um pouco distante para a população. O sofrimento nunca nos deixa igual.”

A coordenadora da unidade, a enfermeira Silene Menezes Jacobina, agradeceu a presença de todos e do prefeito no CS e ressaltou que a unidade é uma parte da vida da população. “Gostaria que essa unidade fosse uma extensão do lar de vocês. Nós cuidamos daqui como cuidamos de nossa casa”, ressaltou. Silene também falou que é um orgulho que a unidade tenha sido nomeada em homenagens a dona Penha.

A filha de dona Penha, Adriana Aparecida Manoel ressaltou que sua mãe deixou um legado para ela e seus filhos mostrando que todos têm a capacidade de lutar por uma vida melhor. “Gostaria que ela estivesse aqui. Agradeço a todos os funcionários do CS que sempre são muito atenciosos e nos atendem tão bem. Eu só queria que todos que estão aqui soubessem que a luta de um só brasileiro muda tudo.” 

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito Jonas Donizette ressaltou ampliação do local

 


Crédito: Fernanda Sunega
Investimento da Prefeitura foi de 280 mil reais

 


Crédito: Fernanda Sunega
Secretário Carmino de Souza adiantou que haverá aumento da equipe do CS

 


Crédito: Fernanda Sunega
Familiares da homenageada participaram

 


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito conversou com moradores