Novidades

Novidade

22/11/2019

Notícia - Secretaria de Saúde divulga novo boletim sobre o sarampo
Autoria: - PMC

 

Dados de novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, apontam 115 casos de sarampo confirmados em Campinas. Os casos foram notificados entre 8 de julho e hoje. 

Dos 115 casos, 31 são em menores de um ano; 24 são em crianças entre 1 ano e 4 anos; seis em crianças entre 5 e 9 anos; três entre 10 e 14 anos; dez de 15 a 19 anos; outros 27 são em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; onze são na faixa entre 35 e 49 anos de idade; e ainda há três casos entre 50 e 64 anos. Não houve óbitos. 

 

Vacinação

Cerca de 85 mil pessoas de todas as faixas etárias tomaram a vacina contra o sarampo neste ano em Campinas. E a Secretaria de Saúde iniciou na última segunda-feira, 18 de novembro, uma segunda etapa da campanha de intensificação contra o sarampo, agora voltada para adultos entre 20 e 29 anos de idade. Uma primeira fase foi realizada entre 7 e 25 de outubro e foi voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Todos os 66 centros de saúde do município têm doses disponíveis para a vacinação.

Esta etapa voltada para adultos vai até 30 de novembro, quando será promovido o Dia D da campanha. 

 

Esquema Vacinal 

Todos os Centros de Saúde mantém a vacinação disponível para a população, independentemente da etapa de intensificação. As crianças a partir de seis meses de idade devem tomar a dose zero da vacina. É uma medida adotada por Campinas desde o início de agosto e que se antecipou à recomendação do Ministério da Saúde. 

Devem ser vacinadas as crianças a partir de seis meses de idade, a chamada dose zero. A dose zero não substitui as de rotina, que devem ser mantidas aos 12 meses, por meio da vacina tríplice viral, e aos 15 meses, por meio da vacina tetraviral ou pela tríplice viral associada à vacina contra a varicela. A efetividade da vacina é maior para aqueles que tomaram todas as doses recomendadas.

É importante que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal. Quem tem até 29 anos precisa tomar duas doses da vacina e dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de uma dose.

 

Voltar a lista de novidades