Novidades

Novidade

28/11/2019

Notícia - Exames e orientações marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza a partir desta quinta-feira, 28 de novembro, uma série de eventos para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, e o Dezembro Vermelho. Por meio do Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids e Hepatites Virais serão promovidas ações educativas, de orientação e testes rápidos de HIV, gratuitos, em vários pontos da cidade.

 

Ações no Centro

Em parceria com a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Terra das Andorinhas, haverá testagem para HIV nesta quinta, dia 28, das 20h às 22h, no Largo São Benedito, Na sexta, 29 de novembro, a testagem será das 19h às 22h, na Praça Bento Quirino. No sábado, dia 30, os testes serão realizados das 9h às 16h em frente à Catedral. Os exames são gratuitos e abertos ao público. 

 

Fique Sabendo

Na primeira semana de dezembro, Campinas participa da Campanha “Fique Sabendo”. Os 66 centros de saúde do município vão intensificar os testes rápidos de HIV e sífilis nesse período. Os interessados devem procurar seu centro de saúde de referência, que atende o bairro onde moram.

No Centro de Referência em IST/Aids de Campinas (Rua Regente Feijó 637, Centro), a testagem será feita por demanda espontânea nos dias 2 e 3 de dezembro, das 9h às 16h. 

 

No Salão Vermelho

Em 5 de dezembro, acontecerá no Salão Vermelho da Prefeitura (Avenida Anchieta, 200), das 8h30 às 12h, o evento “HIV-Aids – rumo à eliminação da Aids em 2030”. Não é necessário fazer inscrição. 

 

Assistência

O Centro de Referência em IST e HIV/Aids (CR) de Campinas acompanha, atualmente, cerca de quatro mil pessoas vivendo com HIV/Aids, faz atendimento referenciado em IST, oferece a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e realiza em média 600 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C ao mês. 

 

Mobilização

O 1º de dezembro é celebrado como Dia Mundial de Luta contra a Aids no mundo inteiro, desde 1987. Mais recentemente, o mês de dezembro foi instituído como “Dezembro Vermelho”. É uma ocasião em que toda a sociedade é mobilizada para refletir sobre a importância da solidariedade, da tolerância e da compreensão e contra o preconceito e a discriminação com as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Dezembro Vermelho mobiliza a sociedade para prevenir a AIDS e combater a discriminação contra as pessoas que vivem com a doença