Novidades

Novidade

13/03/2020

Notícia - Prefeito comanda reunião sobre coronavírus com o govrno federal
Autoria: - PMC

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), esteve reunido, na última quinta-feira, 12 de março, com governantes de mais de 50 cidades na Plenária da 77ª Reunião Geral da FNP, em Florianópolis (SC). O objetivo era alinhar estratégias com o governo federal para o combate ao coronavírus (COVID-19). O debate, com foco na articulação de ações emergenciais de enfrentamento à doença, contou com a participação do coordenador geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said.  

Apesar do número crescente de infectados, a palavra de ordem da reunião foi calma. “Essa não é a primeira nem será a última emergência em saúde pública que o Brasil enfrenta. Não há razão para pânico, o Ministério da Saúde tem expertise e tecnologia para atuar nesse cenário”, garantiu o representante da pasta.  

No encontro, o governo federal anunciou um aporte de R$ 5 bilhões para ações de enfrentamento ao coronavírus, sendo R$ 1 bi para liberação per capita de imediato para os municípios; contratação de 5.811 médicos pelo programa Mais Médicos (critério de 1 a 8, onde houver demanda); ampliação do serviço Saúde Na Hora de 1.500 para 6.700, com atendimento de duas equipes; habilitação de 1 mil leitos de UTI e compras nacionais de EPIs.  

“Todas as ações estão sendo tomadas para que não exista pânico, mas, sim, uma maior assistência para as pessoas que necessitarem de cuidados”, disse o prefeito Jonas Donizette, reforçando a importância da precisão da informação.  

 

 

Voltar a lista de novidades

Reunião da Frente Nacional e Prefeitos (FNP): discussão sobre situação dos municípios e Covid19

Crédito: Divulgação/ FNP