Atenção à Saúde
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Fluxo de violências/saúde do Idoso
A violência de um modo geral vem aumentando entre as diversas camadas da população e demandando para os serviços de Saúde uma atenção qualificada para acompanhamento e cuidados. Para os serviços de Saúde em suas diferentes abordagens nos níveis de atenção, são necessárias intervenções para além das avaliações clínicas e encaminhamentos para a realização de procedimentos e muitas vezes são desafios para detecção dentro do contexto específico. A Lei 12.461 de 26 de julho de 2011 que reformula o artigo 19 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 01 de outubro de 2003) ressaltou a obrigatoriedade da notificação dos profissionais de saúde, de instituições públicas ou privadas, às autoridades sanitárias quando constatarem casos de suspeita ou confirmação de violência contra pessoas idosas, bem como a sua comunicação aos seguintes órgãos: Autoridade Policial; Ministério Público; Conselho Municipal do Idoso; Conselho Estadual do Idoso; Conselho Nacional do Idoso. As violências contra a pessoa idosa podem ser visíveis ou invisíveis: as visíveis são as mortes e lesões; as invisíveis são aquelas que ocorrem sem machucar o corpo, mas provocam sofrimento, desesperança, depressão e medo. A maioria dessas últimas é incontável. A violência à pessoa idosa pode ser definida como ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional das pessoas desse grupo etário e impedindo o desempenho de seu papel social. A violência acontece como uma quebra de expectativa positiva dos idosos em relação às pessoas e instituições que os cercam (filhos, cônjuge, parentes, cuidadores e sociedade em geral). Define-se:
O Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas apresenta o Fluxo de Atendimento às situações de Violência contra o Idoso para a Saúde do município, a fim de auxiliar e qualificar os atendimentos nos serviços.
Fluxo de Violência contra o Idoso: Unidade Básica de Saúde 1 - Acolher a vítima 2 - Identificar a violência 3 - Realizar as ações de cuidados de saúde física e mental 4 - Anotar em prontuário o conteúdo do atendimento, e detalhes do exame clínico 5 - Realizar visita domiciliar para acompanhamento no território pela ESF 6 - Notificar o caso no SISNOV 7 - Agendar seguimento nos cuidados em Saúde 8 - Orientar para fazer Boletim de Ocorrência 9 - Encaminhar para os serviços abaixo com contra – referência.
Obs.: Notificar no SISNOV casos de violência suspeitos ou confirmados mesmo que já tenham sido notificados no atendimento anterior
Prontos Socorros e Pronto Atendimentos 1 - Acolher a vítima 2 - Identificar a violência 3 - Realizar as ações de cuidados de saúde física e mental 4 - Anotar em prontuário o conteúdo do atendimento, e detalhes do exame clínico 5 - Notificar o caso no SISNOV 6 - Orientar para fazer Boletim de Ocorrência 7 - Encaminhar para acompanhamento pelo serviço social do próprio serviço 8 - Verificar a possibilidade de internação social 9 - Encaminhar para os serviços abaixo com contra – referência.
Obs.: Notificar no SISNOV casos de violência suspeitos ou confirmados mesmo que já tenham sido notificados no atendimento anterior
Centro de Referência à Saúde do Idoso - CRI 1 - Acolher a vítima 2 - Identificar a violência 3 - Realizar as ações de cuidados de saúde física e mental 4 - Anotar em prontuário o conteúdo do atendimento e detalhes do exame clínico 5 - Notificar o caso no SISNOV 6 - Realizar visita domiciliar ou reunião familiar para acompanhamento pela equipe 7 - Orientar para fazer Boletim de Ocorrência 8 - Discutir o caso em equipe e com a rede envolvida 9 - Encaminhar para os serviços abaixo com relatório social e do médico.
Obs.: Notificar no SISNOV casos de violência suspeitos ou confirmados mesmo que já tenham sido notificados no atendimento anterior
Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD 1 - Acolher a vítima 2 - Identificar a violência 3 - Realizar as ações de cuidados de saúde física e mental 4 - Anotar em prontuário o conteúdo do atendimento, e detalhes do exame clínico 5 - Notificar o caso no SISNOV 6 - Orientar para fazer Boletim de Ocorrência 7 - verificar a possibilidade de internação social 8 - Encaminhar para os serviços abaixo com contra – referência.
Obs.: Notificar no SISNOV casos de violência suspeitos ou confirmados mesmo que já tenham sido notificados no atendimento anterior
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