Palestra |
Palestrante |
Ementa |
Atuação Pedagógica Hospitalar:
A Experiência do Centro Infantil
Boldrini |
Amanda Bonome Barbutti
Pedagoga Hospitalar
Centro Infantil Boldrini |
A atividade pedagógica desenvolvida
dentro de um hospital pediátrico
favorece, além da melhor aceitação do
ambiente, o vínculo com a vida. A escola
é para a criança o símbolo de uma rotina
saudável. O educador deve reatar a sua
importância dentro do contexto educativo
de investimento e perspectiva de futuro
de seu aluno. |
Tumores na Infância |
Dra. Maria José Mastellaro Oncologista
Centro Infantil Boldrini |
A infância e a adolescência são períodos
de alto significado no desenvolvimento e
estruturação do indivíduo. O tratamento
oncológico nessas fases pode acarretar
alterações bio-psico-sociais. Conhecendo
este universo o educador contribui para
a melhoria da qualidade de vida de seu
aluno. |
Relação Família e Escola: Vínculo
Fundamental |
Adriana de Melo Ramos Pedagoga,
mestranda pela Faculdade de
Educação-Unicamp |
Deve-se compreender os conflitos
escolares como oportunidades de
aprendizagem dos valores e das regras e
não como problemas a serem resolvidos ou
situações a serem evitadas. O educador
deve reconhecer quais estratégias de
resolução de conflitos são coerentes
para o desenvolvimento da autonomia de
seu aluno. |
A Importância do Brincar em Ambiente
Hospitalar |
Nina Mazzon
Arte Terapeuta
Brinquedoteca
Ayrton Senna
Centro Infantil Boldrini |
O brincar favorece o desenvolvimento
cognitivo e afetivo de toda criança,
pois promove a socialização e o
estabelecimento de relações
significativas. Quando a criança é
hospitalizada ela rompe com o seu
cotidiano e passa a enfrentar uma
realidade diferente. Trazer o brincar
para esta realidade contribui de forma
significativa para a adesão e aceitação
do tratamento. |
Manifestações Oculares do Câncer na
Infância |
Dra. Maristela Amaral Palazzi
Oftalmologista
Centro Infantil Boldrini |
Por meio da identificação precoce os
educadores de creches e educação
infantil podem contribuir no diagnóstico
e até mesmo prevenir a deficiência
visual e a cegueira causada por doenças
oculares que se manifestam nos primeiros
anos de vida da criança.
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O Uso da Linguagem Descritiva para a
Criança em Condição Especial de Saúde |
Sandra Cristina Carina
Pedagoga Doutoranda Educação-Unicamp |
Sempre que nos dirigimos a alguém
transmitimos uma mensagem que influencia
os sentimentos do receptor. A linguagem
descritiva é fundamental para que o
educador tenha uma comunicação efetiva
criando elos e fortalecendo a
auto-estima da criança em tratamento de
saúde. |
Escola: Investimento na Vida |
Luciana Assunção R. S. Mello
Pedagoga Hospitalar
Centro Infantil Boldrini |
O movimento pela inclusão escolar se
constitui em postura ativa de
identificação das barreiras que as
crianças em tratamento de saúde também
encontram no acesso à educação,
consolidando um novo paradigma de
formação profissional do educador para a
construção de uma escola aberta às
diferenças. |
Doenças Hematológicas Crônicas na
Infância: Hemofilia, Anemia Falciforme e
Talassemia |
Dra. Vitória Régia Pereira Pinheiro
Hematologista
Centro Infantil Boldrini |
O ambiente escolar deve adaptar-se as
especificidades do paciente portador de
doença crônica. A orientação específica
à escola quanto ao tratamento de doenças
hematológicas crônicas viabiliza a
atenção integral ao aluno. |
A Construção da Solidariedade em
Ambientes Escolares |
Luciene Regina Paulino Tognetta
Pedagoga, Doutora em Desenvolvimento
Humano - USP |
A reflexão sobre os fatores afetivos
determinantes das condutas infantis,
muitas vezes consideradas pela escola
como indisciplinadas, possibilita a
construção do autoconhecimento e do
valor de si através da manifestação dos
sentimentos e assim garante também o
respeito a sua intimidade. |
Compromisso entre Hospital e Prefeitura |
Maria Ivone Aranha
Assessora de Educação e Cidadania do
Município de Campinas |
A parceria entre a Secretaria Municipal
Educação e o Setor Pedagógico do Centro
Boldrini tem por objetivo manter o
vínculo das crianças e adolescentes com
a escola de origem enquanto estão em
tratamento médico, de acordo a Lei nº
1.044/69 que garante o trabalho de
educadores com alunos em tratamento
médico. |