"Abordagem do Paciente com Baixa Adesão ao Tratamento de Tuberculose"

Dia: 04/12/2001

Período: das 8:00 às 17:00 horas

Local: Hotel Nacional In

Objetivo: repensar um modo de atenção aos pacientes que  resistem a esse tipo de tratamento, grupo que inclui na maioria das vezes, alcoolistas, moradores de rua ou usuários de droga.  Com esse Encontro, a Secretaria quer construir novas parcerias entre os  profissionais da Saúde, Assistência Social e outros envolvidos com esse  tema, com a intenção de desenvolver uma rede de ajuda que capacite para um olhar mais acolhedor e abordagens mais efetivas que contribuam para a melhoria da  saúde daquela população.

Público Alvo: servidores municipais que atuam como agentes de Saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, coordenadores das Unidades de Saúde,  assistentes sociais, monitores de abrigo, técnicos do Serviço de Atenção à Família e todos os profissionais da rede pública que atuam diretamente com  os pacientes de tuberculose, além de profissionais dos presídios e  representantes de ONGs.

Inscrições: podem ser feitas nos Distritos de Saúde.

8h - Recepção

8h30 - Abertura

8h45 - Psicodrama: Importância da criação do Vínculo profissional/paciente

10h15 - Intervalo

10h30 - Mesa redonda com a participação de:

- Secretário de Saúde da Prefeitura de Campinas, Gastão Wagner de Souza Campos

- Diretora da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Vera Maria Neder Jalesi.

- Admilson Gualberto da Silva, paciente do AMDA.

- Carmem Marques Cleto Duarte An, representante da Secretaria de Assistência Social

12h - Almoço

13h30 - Oficinas