Saúde de Campinas discute preparativos para Copa, entre junho e julho

10/01/2014

Autor: -

Os preparativos para receber em Campinas as delegações de Portugal e Nigéria, além da imprensa e dos turistas na Copa do Mundo, continuam. Nesta sexta-feira, 10 de janeiro, pela manhã, equipes da Secretaria de Saúde, Cultura, Turismo, Esportes, além da Defesa Civil, Anvisa do Aeroporto de Viracopos, e do coordenador médico da Fifa para o estado de São Paulo, André Pedrinelli estiveram reunidos na sala de reuniões do Instituto Agronômico de Campinas. O objetivo foi discutir as ações de prevenção de agravos e riscos da saúde durante este período, entre junho e julho deste ano.

Essa é uma primeira conversa para começar a mapear os riscos de saúde no município, definir protocolos de urgência e emergência, cobertura vacinal, ações de vigilância sanitária, e outros encontros já estão sendo marcados.

O Secretário munic ipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, disse que o município já está se preparando para o evento desde o ano passado. “Ampliamos a oferta de leitos, o que obviamente vai beneficiar toda a cidade, mas demonstra nossa preocupação com esse período em especial; fizemos um simulado com o Samu em um campo de futebol. Nossa responsabilidade é enorme em nos preparar e receber bem essas pessoas”, concluiu.

Alexandra Caprioli, diretora de Turismo, enfatizou que o trabalho inicial foi conseguir atrair as seleções para Campinas, mas agora será preciso realizar de forma conjunta, um trabalho muito mais rigoroso que será o mapeamento do fluxo de visitantes que a cidade receberá envolvendo jornalistas e turismo.

Além disso, acrescenta a diretora, será necessário também dar o apoio a todo o setor de hotelaria, gastronomia e turismo “para estarem adequados a todas as normas de boas práticas e na certeza de fazermos da Copa um grande aprendizado para cidade em termos de eventos de massa”.

Durante a reunião, o médico Pedrinelli apresentou todo trabalho realizado em São Paulo como sede, demonstrando a qualidade do sistema de saúde de São Paulo e garantindo todo apoio a Campinas como sub-sede para poder replicar treinamento e as práticas na cidade.


Crédito: site PMC
Carmino durante a reunião

Volta ao índice de notícias