Hospital Municipal Dr. Mário Gatti inicia atividades para novos residentes

06/03/2014

Autor: -

O presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta, acompanhado dos diretores técnico, Mario Sergio Zaidan; assistencial de Clínica e Apoio ao Cuidado, Francisco Américo, e clínico, Vilmar Trombeta, recepcionou na manhã desta quinta-feira, dia 6 de março, os 56 novos residentes nas áreas médica, multiprofissional e odontológica/bucomaxilo, para inicio das atividades referentes a 2014.

Os profissionais foram aprovados no ultimo exame de seleção, realizado no mês de janeiro e, a partir de agora, passam a integrar os programas de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, em 13 especialidades, na residência multiprofissional em saúde- enfermagem, fisioterapia e nutrição e residência odontológica/bucomaxilo.

Durante a solenidade de recepção aos novos residentes, o presidente do Mário Gatti fez uma explanação sobre a história e missão da unidade hospitalar desde a fundação, em outubro de 1974.

Pimenta ressaltou que é prioridade do Mário Gatti prestar atendimento de saúde com qualidade a todos os usuários do SUS, além de capacitar os profissionais e produzir conhecimento com respeito às normas e legislações junto aos usuários e também aos funcionários, e além disso, contribuir para a formação profissional, por meio do núcleo de ensino e pesquisa.

“O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti tem se consolidado, ao longo de sua trajetória, como um centro formador de recursos humanos para o SUS. Queremos melhorar o atendimento e avançar em pesquisa, pois temos capacidade para isso”, disse.

A paulista Larissa Marinho, nova residente na especialidade de cirurgia geral, não escondia a satisfação de começar as atividades. Para ela, participar da equipe de residentes do Mário Gatti é uma realização.

“Eu já ouvia falar muito bem deste hospital ainda na universidade. Quando tive oportunidade de fazer a residência não tive dúvidas: escolhi fazer numa instituição que é referência em bom atendimento e ensino”, declarou.

Reconhecimento

O Mário Gatti foi reconhecido como “Hospital de Ensino e Pesquisa” no ano de 2004. Foi recertificado nos anos de 2009 e 2012.

Atualmente, mantém convênio com 36 instituições de ensino, conta com 13 programas de residência médica, uma residência odontológica e uma residência multiprofissional (fisioterapia, nutrição e enfermagem), e ainda é campo de estágio para quatro cursos de pós-graduação, oito cursos de graduação e dois cursos de nível técnico.

Vagas

O Programa de Residência Médica do Mário Gatti disponibilizou para este ano seis vagas na especialidade de clinica médica, quatro para medicina da família e comunidade, oito para cirurgia geral; duas para neurocirurgia; seis para ortopedia e traumatologia; seis para pediatria, duas para cirurgia vascular; duas para cirurgia plástica; duas para residência em urologia; uma para cirurgia de trauma; uma para coloproctologia, uma para medicina intensiva pediátrica e uma para a residência em terapia intensiva adulto.

O Programa de Residência Multiprofissional disponibilizou 12 vagas, sendo quatro para enfermagem, quatro para nutrição e quatro para fisioterapia. A residência em bucomaxilo abriu duas vagas.

Crédito: HMMG
Recepção dos novatos