Centros de saúde começam a vacinar contra HPV na próxima segunda-feira

07/03/2014

Autor: -

A partir da próxima segunda-feira, 10 de março, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos. A campanha de vacinação acontecerá até 10 de abril em todo o País. Em Campinas, será realizada nos 63 centros de saúde e o “Dia D” será em 15 de março, das 8h às 17h. Depois desse período, a vacinação continua em todos os centros de saúde.

No Brasil, a meta é vacinar 80% das 5,2 milhões de pessoas do sexo feminino com idades entre 11 e 13 anos. Em Campinas, são 25 mil meninas nesta faixa etária.

“A vacina contra o HPV é injetável e é aplicada em três doses. A segunda será seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose”, explica Maria Alice Satto, responsável pelo Programa de Imunização de Campinas. Para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade.

Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as menias com idades entre 9 e 11 anos. Em 2016, a vacinação será apenas para as garotas de 9 anos.

O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes, sendo que alguns provocam verrugas e outros estão ligados ao desenvolvimento de tumores. É transmitido através de relação sexual e o contágio também pode acontecer de mãe para filho, no momento do parto. Atualmente, está relacionado a infecções de região oral, genital, anal e da uretra, além de câncer de colo de útero, pênis, reto e orofaringe.

Estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres no mundo morrem devido à doença. Neste ano, no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil mortes.

A orientação é para que as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Campanha nas escolas

Durante fevereiro, profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) se reuniram com diretores das escolas públicas de Campinas para ressaltar a importância da vacina. Todas as escolas, inclusive as particulares, receberam material educativo para divulgar a campanha de vacinação. “Também distribuímos uma carta para ser entregue aos pais dos alunos para explicar a importância e como será realizada a campanha na cidade”, diz Maria Alice.


Crédito: Reprodução
Cartaz da campanha

Volta ao índice de notícias