Prefeitura de Campinas inicia campanha publicitária contra dengue

10/03/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias municipais de Comunicação e Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de março, a campanha publicitária de mobilização e prevenção à dengue. A campanha “Juntos contra dengue – o combate tem que ser no foco” tem por objetivo alertar a população sobre como evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, além de ressaltar os sintomas da dengue.

As peças publicitárias foram colocadas em 90 ônibus urbanos (busdoors). Além disso, haverá a instalação de “pirulitos” (banners) em 50 pontos da cidade, como Largo Santa Cruz, Paço Municipal e Praça Arautos da Paz. Os cartazes e banners da campanha ficarão disponíveis no mínimo por 30 dias.

A partir da próxima semana a campanha será publicada em mídia impressa e veiculada em emissoras de rádio e televisão. “A campanha educativa ajuda a comunicar a população sobre a transmissão da doença, como evitar a proliferação do mosquito e também alerta os munícipes sobre os sintomas da doença”, afirma Maria do Carmo Ferreira, coordenadora da vigilância epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).

O combate à dengue é uma das prioridades do governo Jonas Donizette. Até o momento foram registrados 419 casos da doença, com 184 casos confirmados em janeiro e 235 casos em fevereiro. Não houve morte em decorrência da doença no município de Campinas.

Cuidados

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso evitar acúmulo de água em vasos, latas, pneus e outros objetos. Os vasos devem ter a água trocada a cada dois dias. Também é importante vedar a caixa d'água e os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Sintomas

Quem tiver febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo, nas juntas e atrás dos olhos, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Crédito: Reprodução
Cartaz da campanha