Moçambicanos estão em Campinas para conhecer a Rede Iluminar

17/03/2014

Autor: -

Oito representantes de três ministérios e da Procuradoria Geral de Moçambique passarão 15 dias em Campinas para conhecer o trabalho da “Rede Iluminar”, especializada em cuidados com vítimas de violência sexual. A rede foi criada em 2001 e faz parte do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes e Promoção da Saúde e da Cultura de Paz. O trabalho é intersetorial e envolve as secretarias municipais de Saúde, Segurança Pública, Transportes, Cidadania, Assistência e Inclusão Social e Educação, além da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Organizações Não Governamentais (ONGs).

De acordo com a coordenadora da “Rede Iluminar” , Verônica Gomes Alencar, os casos de violência sexual não são apenas casos de polícia, mas também de saúde. “As vítimas têm que receber atendimento médico até 72h depois que sofreram o abuso para que as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a gravidez sejam prevenidas. Temos que cuidar dos traumas físico e psicológico”, explica.

Verônica afirma que a visita dos profissionais de Moçambique é importante para que haja uma aproximação de culturas. “É importante que a cultura de paz seja expandida em todo o mundo.”

Segundo a enfermeira Raquel Maria Violeta Cossa, da delegação de Moçambique, a visita a Campinas será muito importante para a implantação do programa de ajuda a vítimas de violência sexual no país. “Vamos analisar o que podemos adaptar para Moçambique. Nos interessamos pelo trabalho realizado na cidade depois que tivemos acesso a algumas publicações a respeito”, diz.


Crédito: Luiz Granzotto
A delegação


Crédito: Luiz Granzotto
Em busca de experiência

Volta ao índice de notícias