Prefeitura vacina 8,5 mil meninas contra HPV

17/03/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em todos os 63 Centros de Saúde do município. Até o fim da manhã desta segunda-feira foram aplicadas 8.561 doses nas meninas com a faixa etária entre 11 e 13 anos, o que representa 35% de 25 mil pessoas do público alvo. A meta é vacinar 80% deste grupo.

Depois deste último fim de semana, no qual ocorreu o Dia D da campanha - no sábado dia 15 de março - a vacinação contra a prevenção do câncer de colo do útero subiu 15%, com 3.651 doses aplicadas. Do dia 10 ao dia 14 de março, a vacinação estava apenas 20% de doses aplicadas, o que representava 4.910 meninas vacinadas.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Maria Alice Satto, o Dia D foi uma estratégia muito importante para que os números de meninas vacinadas subissem. “De fato o número de pessoas que vacinamos em um dia foi maior do que em uma semana. O município precisava de um dia como este, mas a campanha de vacinação continua e é um direito da adolescente se vacinar contra a HPV e de procurar algum centro de saúde para prevenção do câncer de colo do útero”, conclui.

A vacina contra o HPV é injetável e é aplicada em três doses. A segunda será seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade.

No Brasil, a meta é vacinar 80% das 5,2 milhões de pessoas do sexo feminino com idades entre 11 e 13 anos. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para pré-adolescentes com idades entre 9 e 11 anos. Em 2016, a vacinação será apenas para as meninas de 9 anos.