Profissionais da saúde de Campinas recebem capacitação sobre dengue

20/03/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) promoveu nesta quinta-feira, dia 20 de março, o 4º Encontro Municipal sobre Síndromes Febris Hemorrágicas de Campinas. O motivo do encontro foi de capacitar profissionais da saúde, destacando a importância da situação epidemiológica atual da dengue no município.

O evento foi realizado no Auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas e Região e ocorreu em duas turmas: uma no período da manhã e outra pela tarde. O encontro reuniu cerca de 250 profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e gestores de unidades de pronto atendimento do município, tanto da rede pública como privada.

Além de abordar a situação da dengue (situação epidemiológica), com diagnóstico clínico (sinais e sintomas) e manejo (como tratar e acompanhar), os palestrantes também abordaram as síndromes febris hemorrágicas e a situação epidemiológica da febre maculosa e da leptospirose, bem como seus respectivos diagnósticos e manejo clínico.

Segundo Rodrigo Angerami, médico infectologista do Devisa, o encontro já é tradicional no município e bastante procurado pelos profissionais da área, já que existe uma expectativa de todos os profissionais da saúde no âmbito epidêmico (dengue) e endêmico (como a febre maculosa). “O objetivo de fato é contextualizar a situação nos diversos territórios da cidade, de reciclar os profissionais que estão na atividade há um bom tempo e capacitar profissionais que estão entrando neste serviço” afirma o médico.

Atualmente, o município de Campinas conta com um total de 706 casos confirmados da doença. Foram 199 casos no mês de janeiro e 506 casos em fevereiro. Não houve nenhuma morte.

Crédito: Carlos Bassan
Público no evento