4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora acaba hoje

21/03/2014

Autor: -

Encerra-se hoje, às 18 horas, a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, requerida pela Portaria GM/MS nº 2.808/12,ministrada na Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 3,  que tem como principal enfoque dar diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde.

A conferência consiste em três etapas: macrorregionais, estaduais e nacionais. As etapas macrorregionais, a qual a cidade de Campinas participa, estão em andamento, vão até 30 de maio, já as estaduais até 30 de junho. As duas etapas irão subsidiar deliberações e discussões para a última etapa, a nacional.

A conferência tem como tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e todas e dever do estado”, que orientará, através de discussões, todas as etapas pré-estabelecidas, seguindo o eixo principal da implementação das políticas nacionais de saúde. São desenvolvidos os subeixos: O Desenvolvimento socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Efetivação da Política Nacional de Saúde e do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e União.

Toda sociedade brasileira pode participar. Sendo que, para participar do processo de eleição de delegados para as etapas estaduais e nacional, é necessário que o(a) cidadão(ã) representante algum segmento da sociedade, para que o processo da Conferência tenha a maior representatividade possível.

Como participar

Para as etapas Macrorregionais e Estaduais, o interessado deve entrar em contato com o Conselho de Saúde do seu estado para obter informações de como participar. Encontre aqui os contatos dos Conselhos Estaduais de Saúde: http://www.conselho.saude.gov.br/web_4cnst/index.html

Crédito: Carlos Bassan
Participantes do encontro