Comitê de Saúde da População Negra toma posse

21/03/2014

Autor: -

Os 42 integrantes do Comitê de Saúde da População Negra tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 21 de março, data em que se comemora o “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”. A solenidade aconteceu no Salão Vermelho da Prefeitura.

O órgão foi instituído na cidade por meio do decreto 18.160, publicado em 19 de novembro de 2013. O comitê é formado por representantes da administração municipal, de universidades e da sociedade.

O grupo tem a função de viabilizar, acompanhar e avaliar ações e políticas referentes à promoção da Saúde da população negra.

De acordo com o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, o comitê é um anseio muito antigo da população negra. Ele ressalta que a Pasta está extremamente ligada a isso, pois existem especificidades da saúde da raça, como as hemoglobinopatias que precisam ser mais desenvolvidas na rede. “Vamos buscar especialistas que entendam cada uma dessas áreas”, afirma.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra constitui atualmente mais de 50,7% do total da população do país.

Volta ao índice de notícias