Saúde promove Seminário Tuberculose nesta quinta-feira

26/03/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), promove na manhã desta quinta-feira, dia 27 de março, o Seminário Tuberculose com o tema Transmissão da Tuberculose em Serviços de Saúde. O evento, que será das 8h30 às 12h no Salão Vermelho do Paço Municipal terá como público alvo coordenadores de serviços de saúde, apoiadores distritais, diretores e técnicos das vigilâncias em saúde regionais.

Neste ano a Secretaria de Saúde irá implantar o Teste Molecular Rápido para Tuberculose, que detecta simultaneamente a tuberculose e se o paciente tem resistência a Rifampicina, um dos antibióticos que é utilizado para o tratamento da doença.

Segundo Rosalice Carvalho de Castro, responsável pelo Programa Municipal de Tuberculose, o intuito desse seminário é chamar atenção da importância do diagnóstico e tratamento precoce. “Campinas registrou no ano passado, 304 casos da doença. A busca ativa de sintomáticos respiratórios irá contribuir para o diagnóstico precoce da doença”, afirma enfermeira sanitarista.

Programação:

8:45h - Abertura

Dr Carmino Antônio de Souza - Secretário Municipal de Saúde de Campinas

Brigina Kemp Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas - DEVISA

9:30h - Implantação do Teste Rápido Molecular para Tuberculose

Gleize Villela, PhD- Pesquisador Científico do Setor de Micobactérias/Biologia Médica do Instituto Adolfo Lutz- Laboratório Regional de Campinas

10h - Prevenção da transmissão da Tuberculose em instituições de saúde.

Dra Laedi Santos, médica do Centro de Vigilância Epidemiológica - Secretaria Estadual de Saúde

10:30h - Apresentação dos dados parciais da investigação de expostos a um caso de Tuberculose em uma maternidade – 2013

Dra Elda Motta, médica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Campinas - VISA Noroeste

11:00h - Investigação de surto hospitalar de Tuberculose em recém-nascidos – 2012