Certificado de vacinação contra a febre amarela pode ser retirado no Paço

28/03/2014

Autor: -

A partir da próxima terça-feira, 1º de abril, o Atendimento ao Cliente localizado no saguão do Paço Municipal irá emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia de Febre Amarela (CIVP). O quarto guichê passará a atender os munícipes das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Anteriormente, o CIVP era emitido nos próprios Centros de Saúde de Campinas que vacinam contra a febre amarela. Para retirar o certificado, é necessário apresentar a carteira de vacinação.

A aplicação da vacina contra Febre Amarela continua sendo realizada nos dez Centros de Saúde que vacinam contra este tipo de doença. A localização e o horário de funcionamento das unidades para vacinação estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Saúde na internet (https://saude.campinas.sp.gov.br/).

Segundo Celi Vendramini Munhoz, enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), a mudança do local foi um facilitador tanto ao atendimento nos centros de saúde, como para os pacientes que recebem a vacina e o certificado. “O Devisa achou necessário e entende que sendo emitido o certificado dentro do Paço, facilita o acesso e agiliza o atendimento dos munícipes de Campinas”, afirma Celi.

A vacina da Febre Amarela deve ser tomada em um intervalo mínimo de dez dias antes da viagem, para possibilitar a formação de anticorpos suficientes para a proteção contra a doença. A dose deve ser aplicada a cada dez anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 156.