Ministério da Saúde e Emdec articulam políticas de segurança no trânsito

31/03/2014

Autor: -

Profissionais das áreas de educação e estatística da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) participarão nesta terça (01/04), quarta (02/04) e quinta-feira (03/04), das 8h às 17h, na Sala Azul da Prefeitura, de um curso de capacitação do Ministério da Saúde.

Também comparecerão três representantes da Secretaria Municipal de Saúde, bem como pessoal de Guarulhos e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

O curso é para apoiadores do Projeto Vida no Trânsito do Ministério da Saúde, entre os quais se incluem a Emdec e Secretaria Municipal de Saúde. O Vida no Trânsito qualifica gestores para que fortaleçam as políticas de prevenção de lesões e mortes nos deslocamentos. Envolve planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Também visa integrar informações de vários setores, como trânsito e segurança, dados que, por sinal, são fundamentais ao Observatório Municipal de Trânsito de Campinas, lançado em maio de 2013.

O Observatório de Trânsito é uma iniciativa implantada em 178 grandes cidades de 10 países, com o objetivo traçado pela Organização das Nações Unidas (ONU) de aprimorar as estatísticas de acidentes e reduzir as mortes causadas pela violência no trânsito. É coordenado em Campinas pela Emdec, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao comparar esses números, identificam-se fatores de risco, fatores associados e contributivos à acidentalidade. O Poder Público constata os segmentos vulneráveis da população e planeja suas ações a partir desse diagnóstico.

Os relatórios podem indicar, por exemplo, que a vítima mais comum do trânsito é homem, motociclista, de 18 a 29 anos.

Sistematização de dados

As estatísticas são essenciais para os programas de segurança do trânsito da Emdec. Os números subsidiam a implantação de políticas públicas, através de ações integradas de engenharia, educação, operação e fiscalização de trânsito.

Pode-se citar, entre outros, o trabalho do Departamento de Projetos de Sinalização da Emdec, ligado à Gerência de Planejamento e Projetos de Infraestrutura, e do Departamento de Implantação de Sinalização, ligado à Diretoria de Operações, ou as ações dos departamentos de Fiscalização Eletrônica e Controle Semafórico.

As vias ou cruzamentos com maior UPS (Unidade Padrão de Severidade) podem, por exemplo, ter a sinalização reforçada.

A UPS destaca a gravidade dos acidentes, associando a cada tipo um determinado peso. Estes pesos foram estabelecidos a partir da relação entre os custos atribuídos a cada tipo de severidade do acidente. Para a sociedade, um acidente com vítima fatal possui um custo econômico superior a um acidente com ferido, que, por sua vez, possui custo superior àqueles somente com danos materiais.

O cálculo da UPS é feito de acordo com a seguinte fórmula:

Acidentes sem vítimas = peso 1

Acidentes com vítimas = peso 4

Atropelamentos = peso 6

Acidentes fatais = peso 13

A Emdec publica os Cadernos de Acidentalidade no site www.emdec.com.br, seção “Acidentalidade”, menu “Trânsito”. As informações são obtidas em boletins de ocorrência e registros de diferentes órgãos, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, delegacias, Instituto Médico Legal (IML) e Serviços Técnicos Gerais (Setec), bem como apuradas junto às famílias das vítimas.

Além de apontar as vias com maior severidade, esses balanços também traçam o perfil das vítimas do trânsito.

Ações educativas

Para ampliar a segurança da circulação, a Emdec também realiza projetos educativos dentro da campanha permanente Trânsito Amigo:

- “A gente aprende. Agente ensina”, com agentes da Mobilidade Urbana orientando estudantes;

- Idosos em Movimento, conscientizando a terceira idade;

- Campanhas "Cuide-se! Na moto, o para-choque é você" e "Se beber, não dirija";

- Apoio ao P.A.R.T.Y., programa com estudantes secundaristas que visitam acidentados no Hospital de Clínicas da Unicamp, entre outras ações.

Crédito: Emdec
Preservação de vidas