Com 58,4% vacinados, campanha contra o HPV segue até o dia 10 de abril

01/04/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 13.982 doses em meninas entre 11 e 13 anos na vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). O novo balanço divulgado pela SMS mostra que 58.4% do público alvo foram vacinados. A meta é vacinar 80% de uma população de 25 mil meninas. A vacina, que é usada na prevenção do câncer de colo do útero, pode ser aplicada entre 8h e 17h, nos 63 centros de saúde de Campinas.

Segundo Maria Alice Satto, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, o objetivo inicial era vacinar 70% do público, “porém, 40% dos centros de saúde do município já atingiram mais de 65% da meta”, analisa a enfermeira.

A campanha de vacinação contra o HPV começou no último dia 10 e termina em 10 de abril. Depois deste período, a vacina continuará disponível em todos os centros de saúde.

A vacina contra o HPV é injetável e é aplicada em três doses. A segunda será seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade.

O que é o HPV

O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes, sendo que alguns provocam verrugas e outros estão ligados ao desenvolvimento de tumores. É transmitido através de relação sexual e o contágio também pode acontecer de mãe para filho, no momento do parto. Atualmente, está relacionado a infecções de região oral, genital, anal e da uretra, além de câncer de colo de útero, pênis, reto e orofaringe.

Estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres no mundo morrem devido à doença. Neste ano, no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil mortes.

A orientação é para que as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Menina é vacinada