Profissionais do Mário Gatti vão se capacitar em gestão de saúde

02/04/2014

Autor: -

Uma aula inaugural, com a participação do secretário de saúde de Campinas, Cármino de Souza, e do presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, nesta quarta-feira, 2 de abril, marcou a abertura da terceira etapa do Projeto Gestão da Clínica no SUS, realizado em parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, e do qual participam 27 profissionais das áreas médica, enfermagem e assistência do Mário Gatti, aprovadas por meio de processo seletivo. O principal objetivo do projeto é capacitar gestores e profissionais de saúde que atuam nos hospitais públicos, criando uma rede colaborativa de gestão hospitalar. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou, por meio de videoconferência.

A capacitação inclui, simultaneamente, três cursos de especialização: “Gestão da Clínica nas Regiões da Saúde, “Regulação em Saúde no SUS” e “Educação na Saúde para preceptores do SUS”.

Para o presidente do Mário Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta, o projeto é importante para o aprendizado por meio dos programas de formação para a melhoria da qualidade da atenção à saúde no SUS.

“Esse curso é uma possibilidade que os profissionais terão no ganho teórico. A capacitação vai permitir ganhos operacionais também para a população que assistimos. O que corresponde à transposição teórica para prática sobre qualidade da atenção à saúde”, disse.

Cursos

“Regulação em Saúde no SUS” tem como principal propósito contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, com ênfase na qualificação da regulação, visando à integralidade do cuidado. A capacitação dos profissionais busca ampliar seu protagonismo na implementação, das ferramentas, que contribuem para a organização e integração dos sistemas de saúde e que fazem parte das normas e dispositivos legais da regionalização da saúde no SUS, contribuindo para a garantia de acesso e para o cuidado das necessidades de saúde, com qualidade e segurança.

“Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde” visa a construção de projetos aplicativos voltados à incorporação da gestão da clínica, no sentido da melhoria da efetividade e eficácia. A integração coordenada da clínica com a gestão torna-se estratégica, como disparador para a sensibilização, ampliação e articulação de novas capacidades para uma atenção à saúde que enfrente as transformações por que passam as sociedades.

“Educação na Saúde para Preceptores do SUS” tem por objetivo contribuir com a capacitação em educação na saúde, para profissionais que atuam como preceptores em diferentes áreas da saúde nos cenários do SUS. As atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação devem estar voltadas ao desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção