Prefeitura de Campinas prepara megaoperação contra a dengue

03/04/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas vai intensificar as ações de combate à dengue. As atividades vão envolver as secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), Verde e Segurança Pública e contarão com o apoio do Exército e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual.

As ações acontecerão em toda da cidade, mas a região noroeste, onde está concentrada a maioria dos casos da doença, será priorizada. Atualmente, Campinas tem 2.793 confirmações de dengue, sendo que 1.851 estão na região noroeste.

“As atividades estão sendo intensificadas, pois os trabalhos de prevenção e combate à doença já estavam sendo realizados”, disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

A partir da próxima semana, a Sucen vai atuar nos bairros da Noroeste na cidade com os carros específicos para nebulização na rua. O sistema atinge cerca de 2 mil imóveis por períodos de trabalho. A aplicação será realizada entre 18h e 22h e os moradores serão comunicados por meio de carros de som, folhetos explicativos, entre outros.

A Sucen já trabalha em Campinas com equipamento manual costal, que permite a nebulização em cem imóveis por período. Esse sistema continuará sendo utilizado em outras regiões da cidade. A composição química é a mesma utilizada nos carros de nebulização.

O Exército vai atuar na colocação de telas nas caixas d'água, que são consideradas um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Os agentes de controle ambiental e de saúde vão continuar as ações de retirada de criadouros, trabalhos educativos, busca ativa de casos, orientações aos cidadãos, visitas em pontos de risco e imóveis especiais (locais com grande circulação de pessoas, como escolas e centros de saúde). Os profissionais da Saúde também continuam a capacitação dos profissionais dos serviços público e privado, além de prestar assistência adequada aos pacientes que procuram as unidades de saúde do município.

A Secretaria de Serviços Públicos vai intensificar o trabalho de limpeza de terrenos públicos e beiras de córregos e da operação “cata-treco”. A secretaria também disponibiliza os ecopontos para que a população leve pneus e outros objetos. A Pasta atua na notificação dos proprietários de terrenos e imóveis, pois não tem autorização para entrar nestes locais. Em cada mutirão são retiradas cerca de mil toneladas de entulho.

Balanço parcial aponta que a Saúde visitou cerca de 120 mil imóveis entre janeiro e março. Deste total, cerca de 49 mil estavam fechados ou o morador não permitiu a entrada dos agentes. Levantamento aponta que 80% dos criadouros estão dentro das casas das pessoas. Para garantir a entrada nos imóveis fechados, a Prefeitura entrou com uma ação na 1ª Vara da Fazenda Pública e aguarda decisão da Justiça.

CUIDADOS

Para o inseticida matar o mosquito é importante que você:

- Abra as portas e as janelas;

Deixe as luzes acesas;

- Mexa nas cortinas e móveis para fazer os mosquitos saírem;

Atenção: Este tipo de aplicação de inseticida é utilizado em outros municípios, estados e países e é seguro para a saúde humana e dos animais.

E é importante tomar alguns cuidados:

Crianças, grávidas, idosos e pessoas que tenham bronquite ou asma devem ficar em cômodos fechados.

Coloque os animais domésticos dentro de casa

Cubra gaiolas de pássaros ou deixem cômodos fechados

Se chover não haverá aplicação.

Jonas anuncia medidas

Secretário de Saúde se pronuncia