UTI do Mário Gatti participa de programa nacional

04/04/2014

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, de Campinas, está inserido na segunda fase do Projeto Checklist-icu, que visa melhorar a assistência e segurança do paciente em 118 UTIs do país. No próximo dia 11 de abril, a unidade hospitalar receberá a visita do pesquisador Alexandre Biasi, que fará uma palestra para médicos, intensivistas, enfermeiros e outros profissionais que trabalham nas UTIs, sobre o projeto, que tem por objetivo aplicar uma lista sucinta de itens que visam a melhoria na assistência ao paciente, bem como segurança e minimizar lapsos no cuidado por esquecimento.

O trabalho tem apoio e financiamento do Ministério da Saúde e é encabeçado pelos hospitais do coração HCOR(SP),Instituto d'Or de Ensino e Pesquisa e Samaritano de SP.

A aula explicativa de Alexandre Biasi, ocorrerá na sala de reuniões, que fica no 4º andar do prédio administrativo do Mário Gatti. Durante 90 minutos, o pesquisador explicará a aplicação diária do Checklist e os resultados que já foram avaliados na primeira fase de execução, realizada no ano passado.

Para o coordenador da UTI adulto do Mário Gatti, a inserção da unidade no Programa Checklist-icu representa um avenço na segurança do paciente e qualidade na assistência. “É como piloto e co-piloto de avião. A verificação de itens que potencialmente poderiam ser esquecidos não pode ocorrer”, disse.

Aprovação

A primeira fase do Check List ocorreu no ano passado, com participação de 152 UTIs espalhadas pelo país. Entre as unidades que colocaram em prática o novo conceito de trabalho na terapia intensiva, apenas 118 foram aprovadas. Dessas, a UTI adulto do Hospital Mário Gatti obteve certificação para a segunda fase.

Volta ao índice de notícias