Caminhada celebra Semana de Conscientização sobre Autismo

07/04/2014

Autor: -

A Lagoa do Taquaral ficou azul neste domingo, 6 de abril, para celebrar a diversidade e inclusão social. O azul foi a cor usada pelos participantes da Caminhada pela Visibilidade do Autismo, realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em parceria com a Secretaria de Esportes e as entidades civis organizadas ligadas ao autismo na cidade. A largada aconteceu no Portão 1 do Parque Portugal, com a participação de cerca de 300 pessoas e a presença da secretária Emmanuelle Alkmin, da deputada estadual Célia Leão e do deputado federal Gustavo Petta.

“É muito salutar dar visibilidade para esta deficiência e incluir as pessoas na sociedade. A caminhada acontece num domingo, onde as famílias se encontram para o lazer”, ponderou Emmanuelle.

Durante toda a semana, a Administração municipal participou da Semana de Conscientização sobre o Autismo, iluminando os prédios da Prefeitura, da Sanasa e a Torre do Castelo de azul. No dia 2 de abril comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo e a caminhada deste domingo fez parte das comemorações.

Sueli Cabral, coordenadora do PAICA (Projeto de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), que atende 36 famílias com crianças portadoras da síndrome, afirma que este tipo de evento ajuda a sensibilizar a sociedade para atenção ao autismo. “Trabalhamos para que a sociedade desenvolva ações e política públicas para o autismo”, destaca.

Kátia Petrocino Contrim, 46, caminhou com o filho Luciano, 15, que tem Síndrome de Asperger, um tipo de autismo que possibilita interação social. “Meu filho está consciente do seu estado e engajado na luta pela conscientização de outros”, afirma. “Precisamos de políticas públicas para ter diagnóstico precoce e atendimento especializado”, avalia.

Pesquisas apontam que existem dois milhões de autistas no Brasil. A primeira-dama Sandra Ciocci participou da caminhada a convite dos próprios portadores da síndrome. Ela conta que recebeu dezenas de cartas com desenhos das crianças atendidas pelas entidades. “Fiquei muito agradecida pelos convites e muito feliz deste evento acontecer em um espaço público, que é muito importante sobre a divulgação sobre o autismo”, avaliou.

Corrida Oba

Um pouco mais cedo, na Praça Arautos da Paz houve a Corrida Oba, de 8 quilômetros, organizada pela Noblu Eventos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. O evento reuniu cerca de 3 mil atletas, que deram a volta na Lagoa do Taquaral. Os 10 vencedores receberam prêmios em dinheiro. O secretário de Esportes, Professor Campos, prestigiou o evento e ajudou a entregar os prêmios, que variam de R$ 300 a R$ 2000. O organização das corridas contou com o apoio da Emdec, GM, PM e SAMU.

Os vencedores:

Feminino

1º. Rosângela Raimundo Pereira Faria – tempo 29’51”

2º. Jéssica Pellaria Bueno – tempo 32’11”

3º. Ana Fernanda Proença – tempo 32’23”

4º. Eliene Silva – tempo 32’45”

5º. Delvanita Souza Santos – tempo 34’55”

1º. Rogério Ferreira – tempo 24’19”

2º. Edson Tiburcio Alves – tempo 24’22”

3º. – José Rodrigues da Fonseca Jr. – tempo 25’12”

4º. – Leonardo Prates Genu – tempo 25’37”

5º. – Vanderlei Alves Tiburcio – tempo 26’00”