Hospital Mário Gatti adota check list para segurança do paciente na UTI

14/04/2014

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, de Campinas, adotou, a partir desta segunda-feira, dia 14 de abril, o Projeto Checklist-icu, que visa melhorar a assistência e segurança dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Trata-se de uma prática de checagem de uma lista sucinta de itens que visam melhoria na assistência do paciente, bem como a segurança e minimizar lapsos no cuidado por esquecimento.

O trabalho vinha sendo desenvolvido em caráter de experiência, mas na ultima sexta-feira, o hospital recebeu a orientação de tornar o check list uma rotina diária na UTI adulto, a partir da visita do coordenador nacional do projeto, André Biasi.

Além de visitar a UTI, fazendo sugestões e orientando intensivistas, médicos de outras especialidades e equipe de enfermagem, sobre questões de segurança, Biasi fez um balanço positivo sobre resultados apresentados em outras 117 unidades hospitalares onde o projeto tem sido executado.

Para o coordenador da UTI adulto do Mário Gatti, Marcus Vinicius Pereira, a realização de check list rotineiramente à beira leito de cada paciente possibilita a valorização de itens importantes na assistência e minimiza itens que podem ser esquecidos.

“Considerando-se um ambiente intenso, onde em média passam 40 profissionais ao dia, e que as informações precisam ser conferidas e repassadas, o check list não deixando a informações se perder”. Disse.

Projeto

O projeto checki list tem apoio e financiamento do Ministério da Saúde e, é encabeçado, pelos hospitais do coração HCOR(SP),Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa e Samaritano de São Paulo.

A primeira fase da prática ocorreu no ano passado, com participação de 152 UTIs espalhadas pelo país. Entre as unidades que colocaram em prática o novo conceito de trabalho na terapia intensiva, apenas 118 foram aprovadas. Dessas, a UTI adulto do Hospital Mário Gatti obteve certificação para a segunda fase, iniciada nesta segunda-feira, dia 14 de abril.

Volta ao índice de notícias