Saúde e Exército iniciam combate à dengue no Jardim Cosmos

16/04/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira, 16 de abril, a colocação de telas milimétricas em caixas d’água e vertedouros (“ladrão”) com auxílio de soldados do exército. A ação, que teve início às 8h30, se encerrou às 13h, e contou com uma equipe de 18 homens que percorreram ruas do Jardim Cosmos, região noroeste de Campinas.

Foram percorridos 10 quarteirões, teladas 40 caixas d’água e mais de 100 vertedouros. Os agentes de saúde também entraram nas residências, orientaram os moradores e vistoriaram os quintais.

A partir da próxima semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras, os homens, acompanhados de agentes de saúde, continuarão os trabalhos, mas a região ainda será definida pela Vigilância Epidemiológica.

A médica veterinária Analice Freitas da Silva, da Vigilância Epidemiológica Noroeste, ressaltou que telar as caixas d’água é muito importante na luta contra o mosquito Aedes aegypt. “As caixas d’água são hoje um dos maiores criadouros do mosquito e acredito que essa ação terá um impacto importante na transmissão”, explica. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências.


Crédito: Fernanda Sunega
Desentocando o Aedes

Crédito: Fernanda Sunega
Início da operação

Crédito: Fernanda Sunega
Colaboração dos moradores é fundamental

Crédito: Fernanda Sunega
Agente de saúde em ação

Volta ao índice de notícias