Casos de dengue em Campinas são 21.967, informa a Saúde

08/05/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que o número de casos de dengue na cidade entre 1º de janeiro e 5 de maio de 2014 é de 21.967. Como os exames de sorologia não são mais realizados, a Secretaria notifica como dengue os casos em que as pessoas apresentam os sintomas da doença.

No final de março, o número de casos acumulados desde janeiro era de 8.236. Subiu para 14.002 na divulgação feita em 17 de abril, 17.136 no dia 28 do mesmo mês e atualmente está em 21.967. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que as ações de controle realizadas diariamente comecem a dar respostas e os casos comecem a diminuir.

Estamos realizando todos os tipos de ações possíveis e garantindo uma boa assistência às pessoas que precisam dos serviços de saúde”, afirma o secretário de Saúde Carmino Antonio de Souza. Entre as ações estão as remoções de criadouros, nebulizações veicular e manual, colocação de telas em caixas d´água, entrada em imóveis por meio de autorização judicial, operação cata treco, limpezas de córregos, mutirões de limpeza, entre outros (veja abaixo).

Entre os 21.967 casos, 864 tiveram sinais de alarme, como desmaio e tontura, e oito foram considerados graves.

Por região, os números são os seguintes:

Leste: 3.078

Noroeste: 6.233

Norte: 4.375

Sudoeste: 5.172

Sul: 3.109

O número de casos registrados por mês é o seguinte:

Janeiro: 234

Fevereiro: 1.427

Março: 6.864

Abril: 13.442 (até 5 de maio)

Entre moradores de Campinas, quatro casos de morte seguem em investigação. Dois casos foram descartados e uma morte foi registrada (a mesma já divulgada anteriormente).

Ações

Sobre as ações que tem realizado no enfrentamento da dengue, a Prefeitura de Campinas informa que já visitou, desde o ano passado, mais de 120 mil imóveis para retirar criadouros do mosquito da dengue e para ações de educação, informação e mobilização social.

Desde 2013, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu dez mutirões de limpeza em todas as regiões da cidade, além do trecho desativado do VLT. Os trabalhos resultaram na retirada de 95 mil toneladas de entulhos e outros materiais que são potenciais criadouros de dengue. Também foram limpos e desassoreados sete córregos que não recebiam ações de limpeza há dez anos.

Nesta semana, foi promovido um arrastão na região Noroeste, entre os parques Valença e Itajaí. Na sexta-feira, 9 de maio, e sábado, 10 de maio, haverá uma megaoperação de limpeza na região Sudoeste.

A partir da liminar conquistada pela Prefeitura, 19 casas da região Norte e quatro da Leste foram vistoriadas. Nas próximas semanas estão previstos mais cem imóveis nas duas regiões.

Com apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria Estadual de Saúde), em 2013, foram nebulizados (bloqueio químico) 33.102 imóveis residenciais. Em 2014, o bloqueio já atingiu 28 mil endereços. Até o final de maio serão 40 mil. Nesta ação conjunta, também foram promovidos trabalhos em 21 pontos estratégicos (aqueles de maior risco para a dengue, como borracharias, ferros velhos etc). Nestes pontos é feita orientação ao proprietário e aplicação de larvicida nos criadouros.

A Prefeitura convocou 122 novos profissionais de enfermagem, recebeu mais 66 médicos estrangeiros e criou o programa Doutor de Plantão para aumentar o número de médicos nos prontos-atendimentos.

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Campinas em abril e disseram que é exemplar o trabalho feito pela Prefeitura no enfrentamento da epidemia.

É fundamental também que a população ajude no combate à dengue, eliminando em suas residências possíveis criadouros do mosquito que transmite a doença, denunciando áreas que acumulam lixo e evitando que detritos sejam despejados em áreas públicas.

Cármino fala à imprensa
Crédito: Antonio Oliveira